Com a introdução da versão híbrida suave baseada no motor de 1,5 litros de 150 cv com caixa DSG, o Cupra Leon assume um posicionamento de competente aspirante a desportivo, oferecendo um excelente compromisso entre prestações, conforto, equipamento e consumo. Além disso é a segunda proposta mais acessível da marca espanhola.
Criada para dar a alguns modelos da Seat um toque mais desportivo, a Cupra não demorou muito a conquistar popularidade junto dos entusiastas e acabou por ganhar vida própria, tornando-se autónoma relativamente à marca mãe.
O sucesso da Cupra chegou mesmo a levantar dúvidas quanto à viabilidade e sobrevivência da Seat quando acabasse o atual ciclo de produto, o que obrigou mesmo o CEO da Volkswagen e presidente da Seat, Thomas Schäfer, a declarar publicamente que não iria matar a Seat.
Um das propostas da Cupra consiste no Leon, que está disponível com uma carroçaria berlina de cinco portas com comprimento exterior de 4,40 metros, uma largura de 1,80 metros e uma altura de 1,49 metros. Inicialmente este modelo foi lançado com um bloco a gasolina 2.0 TSI com níveis de potência de 245 cv ou 300 cv, e numa versão híbrida plug-in (eHybrid) com 245 cv.
Posteriormente, a Cupra decidiu começar a descer na escala da potência e recentemente lançou duas novas motorizações. uma 2.0 TSI com 190 cv e uma 1.5 eTSI de 150 cv com tecnologia híbrida suave (mild-hybrid), correspondendo esta última à unidade ensaiada.
Estética desportiva
Um dos pontos fortes do Cupra Leon é indiscutivelmente a sua estética apelativa e de inspiração desportiva. O logotipo tribal da marca domina a grelha do motor, enquanto os largos guarda-lamas e as grandes entradas de ar transmitem um visual imponente.
Os spoilers laterais sublinham o dinamismo das linhas agressivas. Além disso, os destaques em cromados negros, incluindo na moldura da grelha dianteira, asa frontal e espelhos retrovisores contrastam com a cor da carroçaria.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-exterior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-exterior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-exterior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-exterior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-exterior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-exterior_006.jpg]Atrás, o indicador de mudança de direção dinâmico e a iluminação a toda a largura foca toda a atenção visual, enquanto o spoiler adiciona uma aura desportiva à estética do veículo.
Na sua recente atualização, a Cupra não introduziu muitas alterações estéticas no Leon, à exceção de um novo difusor traseiro.
Qualidade a bordo
Passando ao habitáculo, este oferece bastante espaço para as pernas e a cabeça para os ocupantes dos assentos dianteiros, sensação essa reforçada pela inclusão de um pequeno seletor dos programas de condução. Os dois passageiros da fila de trás também viajam desafogadamente, mas o do meio vai mais apertado e também é prejudicado pelo túnel alto do piso.
O painel de bordo conta com materiais de qualidade. A perceção de rigor da montagem é reforçada com as aplicações em cor de cobre e pelos plásticos aborrachados no painel de bordo e nos painéis das portas.
O painel de instrumentos digital oferece várias opções de visualização da informação muita informação disponibilizada pelo computador de bordo. Na parte central do painel de bordo encontra-se um ecrã tátil de 10" que veio eliminar quase todos os comandos físicos. Porém, a organização é algo confusa, obrigando a desviar a atenção da estrada, já que inclui os comandos da climatização e dos modos de condução.
A bagageira, por sua vez, tem uma capacidade de 380 litros, mas os assentos traseiros podem rebater numa configuração 60:40, permitindo acomodar objetos mais longos. A única crítica vai para a não existência de um fundo duplo na bagageira.
Motor competente
A unidade ensaiada está equipada com um motor a gasolina de quatro cilindros com injeção direta e 1498 cc que desenvolve uma potência de 150 cv entre as 5000 e as 6000 rpm e um binário máximo de 250 Nm entre as 1500 e as 3500 rpm. O sistema é complementado por um pequeno motor elétrico com potência de 9 kW (12 cv) e por uma bateria de iões de lítio de 250 Wh.
Em combinação com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades (DSG) consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 214 km/h.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-interior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-interior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-interior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-interior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-interior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Cupra-Leon-eTSI-interior_006.jpg]Em termos de eficiência, a marca anuncia um consumo combinado de 5,9 l/100 km em ciclo WLTP, mas em condições reais durante o ensaio o computador de bordo indicou uma velocidade de 6,3 l/100 km. Isso significa que com um depósito de 45 litros é possível percorrer entre 700 a 750 km para voltar a reabastecer.
Três modos de condução
A resposta do motor é linear desde o arranque e o condutor tem a sensação de ter disponibilidade de potência em todos os regimes. A baixos regimes sente-se o apoio do sistema híbrido suave, pois a caixa de velocidades não precisa de reduzir quando se volta a acelerar. A transmissão é rápida, enquanto os diferentes motos de condução - Comfort / Sport / Individual (selecionáveis através do ecrã central) - permitem ter um automóvel com várias personalidades.
A direção tem sempre uma assistência bem equilibrada, mesmo a baixas velocidades. O sistema de travagem revelou-se potente e eficaz, enquanto a suspensão está calibrada para assegurar o melhor compromisso entre controlo e conforto, respeitando a atitude desportiva da marca.
O sistema de gerador/motor de arranque elétrico ajuda o Leon a manter uma velocidade estabilizada com o quatro cilindros desconectado, além de apoiar o motor de combustão nas acelerações mais a fundo.
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Será de referir que o condutor não se apercebe quando a circulação é feita "à vela" porque a operação de ligar e desligar os cilindros é efetuada de forma imperceptível e só dará conta quando surge uma indicação no painel de instrumentos. Ao mesmo tempo que aproveita a energia gerada na travagem, para recarregar a bateria de iões de lítio de 48V onde guarda a energia.
Veredicto
Disponível, sem opcionais, a partir de 37 095 euros, o Cupra Leon 1.5 eTSI 150 cv DSG conta com um nível de equipamento bastante interessante, não faltando o ar condicionado automático, travão de estacionamento elétrico, câmara traseira, sistema Start-Stop, sistema keyless, jantes de liga leve de 18", luzes de circulação diurna com controlo automático, sensores de estacionamento traseiros, de luminosidade e chuva.
Esta versão do Leon conta ainda com os sempre úteis vários sistemas de assistência à condução, destacando-se o regulador da velocidade de cruzeiro com limitador, o assistente de faixa de rodagem, o aviso de colisão com travagem de emergência.
Em resumo, o Cupra Leon 1.5 eTSI 150 cv DSG constitui uma excelente porta de entrada para os modelos da marca espanhola, sendo o segundo mais acessível, já que existe uma versão com caixa manual de seis velocidades que, sem opcionais, custa menos 2392 euros.
O Cupra Leon 1.5 eTSI 150 cv DSG é um aspirante a desportivo bastante equilibrado, que oferece um bom compromisso entre conforto e eficácia. O equipamento é bastante completo, enquanto a imagem exterior é bastante apelativa, já que a Cupra optou por manter todos os elementos estéticos das variantes mais potentes deste modelo. Por outro lado, o sistema híbrido suave de 48 cv e o Start-Stop contribuem para os relativamente baixos consumos de combustível deste modelo, que é sempre uma notícia interessante para os proprietários nos dias que correm.
Cupra Leon 1.5 eTSI 150 cv DSG
Preço 37 615€
Motor Gasolina 4 cil, 1498 cc
Potência 150 cv às 5000 rpm
Binário 250 Nm às 1500 - 3500 rpm
Transmissão Auto, 7 vel
Tração Dianteira
Peso 1395 kg
Comp./Larg./Alt. 4,40/1,80/1,44 m
Dist. entre eixos 2,68 m
Bagageira 380 l
Desempenho 8,7 s 0-100 km/h; 214 km/h Vel. Máx.
Consumo 5,9 (6,3*) l/100 km
Emissões 135 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
- Dinâmica ao volante
- Habitabilidade
- Consumo
NÃO GOSTÁMOS
- Ergonomia ecrã tátil
- Bagageira sem fundo falso
- Comandos ar condicionado