Presentemente um dos poucos modelos na oferta da Cupra ainda com ligações à SEAT, o Leon acaba de anunciar um reforço da oferta, com a introdução de uma nova motorização 1.5 TSI, também Mild Hybrid (eTSI), ambas acrescidas de um reforço de equipamento. E que nos fez ir propositadamente até Madrid, só para as conhecer e conduzir!
Com a chegada das primeiras unidades a Portugal prevista apenas para março de 2023, foi assim em Espanha que, por auto-estradas e vias secundárias em redor da capital espanhola, tivemos oportunidade de ter aquele que foi o primeiro contacto com a nova motorização de entrada a gasolina na gama Leon, um 1.5 TSI, e, em particular, com a sua versão Mild Hybrid. A qual, aplicada naquele que continua sendo o modelo mais versátil na gama da ainda jovem marca espanhola - é a única a oferecer, por exemplo, uma Sportstourer -, faz acreditar os seus responsáveis de que poderá vir a transformar-se e passar a representar qualquer coisa como 10% das vendas totais.
Aliás e já que falamos de vendas, momento para citar os números avançados pelo director geral da Cupra Portugal, Pedro Fondevilla, e que demonstram que a afirmação da jovem marca catalã tem sido, simplesmente, impressionante. Provas? Uma subida de 241% entre janeiro e novembro de 2022, quando comparado com igual período de 2021, com o número de unidades vendidas a passarem das 18 em 2020, para 1.528 neste ano que está agora a terminar!
Na base destes resultados, uma gama de produtos composta por uma proposta 100% elétrica (Born), um SUV exclusivamente a combustão (Ateca), além de um SUV Coupé (Formentor) disponível com motorizações híbridas plug-in e híbridas simples (e-Hybrid). E que, a partir de agora, partilha as suas soluções de motorização com o quarto e último modelo, o segundo a guardar ainda genes da SEAT (o outro é o Ateca...), o Leon.
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Mas se, neste momento e no caso específico do mercado português, é o Formentor que mais contribui para o grosso das vendas, com um total de 1.150 unidades transaccionadas entre janeiro e novembro de 2022 (já o elétrico Born, por exemplo, soma "apenas" 361 viaturas entregues, enquanto o Ateca contabiliza... duas), a verdade é que a Cupra Portugal continua a acreditar nos argumentos do muito experiente Leon. O qual, apesar das apenas 15 unidades vendidas até ao momento, poderá vir a dar um salto significativo com a introdução das alterações agora apresentadas.
Com equipamento reforçado
De resto e sem necessidade de quaisquer revoluções estilísticas no exterior, até porque a linguagem de design da própria marca já deu provas de saber "partir corações" e, ainda mais, quando acentuada por complementos como as pinturas mate para o exterior (a Cupra foi mesmo uma das primeiras marcas generalistas a disponibilizá-las...), o Leon pouco teve de alterar no exterior. Recebendo não mais do que um novo difusor traseiro, além de ter passado a contar, já como opcional, com um sistema de luzes dianteiras Matrix LED.
Com um maior número de novidades surge o habitáculo, onde, a par de uma maior digitalização, resultado da adopção de um cockpit virtual e configurável de 10,25", assim como de um ecrã central de 10" (ou de 12", como opcional) para o já conhecido sistema de infotainment, que tem como aspecto menos positivo a barra táctil de ajuste do volume igual à dos elétricos da Volkswagen, é possível encontrar ainda uma nova iluminação interior multicolor e envolvente, com a curiosidade dos LEDs nas portas integrarem o alerta luminoso do sistema de ângulo morto (com o surgimento do carro, a luz intensifica-se...).
Também novos, são os pedais em alumínio e os bancos desportivos, agora com estofos Sharp Textile em Preto, sendo que e no caso de poder gastar um pouco mais, recomendamos a troca pelos opcionais bancos desportivos Bucket com estofos em couro/PVC Preto ou Petrol Blue, simplesmente excelentes na forma como nos acomodam...
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_tectoabrir.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_bancos.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_cockpit.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_caixaDSG.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_iluminação.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_poiçãocondução.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2022/12/CupraLeon15eTSIAprsEsp2022_USBCtras.jpg]Já no caso específico da Sportstourer, a estreia de um opcional sistema de accionamento elétrico do portão, também com o pé, para um mais fácil acesso a uma zona de carga com 620 litros de capacidade, além de um tejadilho panorâmico em vidro, este último, parte da lista de opcionais. Sendo que, de série e independentemente da carroçaria escolhida, a presença de sistemas de segurança e apoio à condução como o assistente de faixa de rodagem que nos alerta sempre que transpomos o tracejado, o aviso de colisão com travagem de emergência e os sensores de estacionamento traseiros. Até porque a visibilidade traseira não é o seu forte...
Com e sem Mild Hybrid
E já que entramos no domínio da condução, oportunidade para falar da maior novidade, uma nova motorização 1.5 TSI de 150 cv e 250 Nm de entrada de gama, disponível também numa variante eletrificada (eTSI), fruto do acoplar de um sistema Mild Hybrid, ou híbrido simples.
Mantendo predicados como a potência ou binário, esta última e mais apetecível versão beneficia de um sistema de gerador/motor de arranque elétrico, que ajuda o Leon a, por exemplo, manter uma velocidade estabilizada com o quatro cilindros desconectado, além de apoiar o motor de combustão nas acelerações mais a fundo. Ao mesmo tempo que aproveita a energia gerada na travagem, para recarregar a bateria de iões de lítio de 48V onde guarda a energia.
Em termos de prestações, o anúncio de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 8,7s (8,9s a Sportstourer) e uma velocidade máxima de 214 km/h (216 km/h), com um consumo WLTP entre os 5,6 e os 6,3 l/100 km, e que nas nossas mãos não andaram muito longe disso, cifrando-se nos 6,7 l/100 km. Destacando-se, igualmente, a resposta enérgica e linear, resultado igualmente da acção competente da caixa automática DSG de sete velocidades, que, além de um pequeno e discreto manípulo a servir de manche, oferece ainda patilhas no volante. As quais poderiam/deveriam ser maiores para uma mais fácil operação...
De resto e ao longo da cerca de uma centena de quilómetros que tivemos oportunidade de realizar ao volante, precisamente, desta versão eTSI, a constatação da presença daquele que é o comportamento-tipo da maioria dos modelos da Cupra, eficaz e de toque desportivo, graças também a uma suspensão mais para o firme que, claramente, dá-se melhor em bons pisos do que por superfícies mais degradadas. Sendo que, com o desempenho mais "visceral" já assimilado, ficou-nos a sensação de que também a direcção poderia ser um pouco mais directa e pesada...
Ainda assim, refira-se a possibilidade de optar entre três modos de condução - Comfort, Sport e Individual -, a permitirem tirar algum partido, quer do sistema de Direcção Progressiva, quer do Controlo Dinâmico do Chassis, ainda que com o sistema a obrigar a ir sempre ao ecrã de infotainment (não há qualquer botão específico e independente), para alternar entre modos...
A partir de 33.873€... previsivelmente
Finalmente e a terminar, preços que, pelo menos para já e segundo também fizeram questão de salientar os responsáveis da Cupra Portugal, são apenas indicativos, uma vez que as negociações com a casa-mãe ainda decorrem, e que começam nos 33.873€, valor previsto para o Leon 1.5 TSI de 150 cv com caixa manual de seis velocidades. Já a versão eletrificada 1.5 eTSI 150 cv com DSG, deverá ficar disponível em Portugal a partir de 36.223€
Quanto à carrinha Leon Sportstourer, uma previsão de preços que começam nos 35.309€ para a motorização 1.5 TSI, enquanto o 1.5 eTSI 150 com caixa automática de sete velocidades deverá iniciar-se nos 37.659€.
Além destas motorizações e já disponível no mercado nacional, surge um 1.4 e-Hybrid com dois níveis de potência: 204 cv na versão base e 245 cv na variante mais desportiva, VZ. Ambas, conjugadas com caixa DSG.
No caso das motorizações 1.5 TSI e 1.5 eTSI, embora as primeiras unidades só cheguem ao nosso País em março, vão poder ser encomendadas já a partir de janeiro de 2023.