Primeiro modelo 100% elétrico na oferta da ainda jovem Cupra, o Born acaba de ganhar nova versão, em que a velocidade e a performance não se expressam apenas no nome - VZ, sinónimo de 'Veloz'. Pelo contrário, resultam também em acelerações dos 0 aos 100 km/h em 5,4s, retoques no chassis e suspensão, além de um apurar da imagem.
Espécie de primo-direito do Volkswagen ID.3, com o qual sempre partilhou inúmeras soluções, o Cupra Born passa a exibir, nesta nova versão VZ, ainda mais "salero" e uma personalidade mais latina. Desde logo, graças a um trem de força 100% elétrico melhorado, que vê aumentada a sua potência em cerca de 40% (240 kW/326 cv) face ao e-Boost e o binário em mais 75% (545 Nm), quando comparado com qualquer outra versão.
Também revisto, foi o chassis, com a Cupra a integrar novos amortecedores e suspensões no eixo traseiro, combinados com novos ajustes das válvulas dos amortecedores dianteiros, além de barras estabilizadoras atualizadas. O que também veio permitir a integração de uma nova suspensão DCC Sport, a par de uma direção mais activa, ambas complementada com um sistema de travagem traseiro mais potente e com melhor sensibilidade no pedal.
LEIA TAMBÉM
Previsto para 2025. Cupra mostra o seu futuro citadino EV Raval a Munique
Resultado de todas estas evoluções, mas também de uma atualização de software e hardware, o Born VZ consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,7 segundos, ou seja, um segundo mais rápido que a versão e-Boost, enquanto a velocidade máxima anunciada passou para os 200 km/h. Ou seja, mais 40 km/h, com a particularidade acrescida de estar eletronicamente limitada.
Com mais autonomia
Quanto à autonomia, regista, igualmente, uma ligeira evolução, com a bateria a anunciar agora 79 kWh de capacidade útil (+2 kWh que na versão e-Boost), além de uma autonomia até 570 km com uma só carga. Ajudada, igualmente, por um sistema de regeneração com três níveis, reguláveis a partir das partilhas no volante.
Uma vez atingido o patamar dos 10% de energia disponível, a vantagem, ainda, de poder recorrer a uma tomada de carregamento rápido (DC) de 170 kW, para repor até 80% da capacidade, em cerca de 30 minutos, deixando a carga completa para quando, já em casa, tiver à disposição uma tomada AC com uma potência máxima de 11 kW, com energia mais barata.
Estética também retocada
Finalmente e porque, já lá diz a sabedoria popular, "os olhos também comem", um reforço da imagem e postura desportivas, com esta nova versão a estrear, não somente duas novas opções de cores, (Verde Dark Forest e Preto Midnight), como também dois conjuntos de jantes em liga leve de 20 polegadas, pneus mais largos e de alto rendimento, além de logotipo VZ e letras 'CUPRA' em cromado escuro.
Já no interior, bancos CUP Bucket de série, com o assento colocado numa posição mais baixa, um novo e maior (12,9") ecrã flutuante como parte do sistema de infoentretenimento, climatização e volume com nova regulação através de barra táctil retroiluminada, e iluminação interior com recurso a tecnologia Smart Light.
Sob o olhar atento da tecnologia
No domínio da segurança e apoio à condução, a presença do Travel Assist 2.6 já com Cruise Control Adaptativo e Lane Assist com melhorias na informação recebida da Cloud, quando em estradas mal sinalizadas, mas também de um novo sistema Remote Park Assist que permite concluir a manobra de estacionamento com o condutor no exterior, recorrendo ao smartphone. Isto, ao mesmo tempo que e graças ao sistema Trained Parking Assist, o veículo aprende a estacionar nos lugares habituais.
Já nos casos em que a manobra é entregue ao condutor, as vantagens decorrentes do sistema de câmaras Top View, com uma vista de 360° em redor do veículo.
Ainda entre as tecnologias, o Side Assist para apoio no caso do ângulo morto, o Front Light Assist para comutação automática dos faróis, o Dynamic Road Sign para leitura dos sinais de trânsito e o Exit Warning para maior segurança ao sair de lugares de estacionamento.
Apontado ao terceiro trimestre
Para já ainda sem preços, a única certeza dada, para já, pela Cupra, quanto à comercialização, é que Born VZ chegará ao mercado durante o terceiro trimestre de 2024.