Como cuidar de um carro com turbo

O downsizing das motorizações tem vindo a ser acompanhado da sobrealimentação por turbo dos propulsores. Mas estes blocos exigem alguns cuidados específicos? A intensa luta dos fabricantes automóveis no campo das emissões tem vindo a transformar os motores nos últimos tempos, assistindo-se a um downsizing (diminuição da cilindrada dos propulsores) acompanhado da turboalimentação. Isto levanta algumas questões relativas às necessidades específicas com este tipo de motores, já que antigamente eram exigidas algumas práticas para evitar complicações e avarias. Será que é preciso esperar para ligar e desligar o carro nos modernos veículos turbo, como antigamente era requisitado? Estas e outras questões ainda surgem na mente de muitos condutores atualmente... Com a evolução das tecnologias, esta situação não se aplica hoje em dia, já que os próprios fabricantes desenvolveram formas de evitar estes antigos problemas e garantir a longevidade e fiabilidade dos motores. Isso explica que nem os próprios manuais dos carros novos refiram práticas obrigatórias para estes automóveis. Mas, para os que desejem fazer alterações no motor, há certos procedimentos que não devem ser descurados durante essa transformação. Além disso, se tem um carro mais antigo, recordamos aqui alguns cuidados que devem ser tidos em conta nos veículos com motores turbo. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/09-A275027.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/1985-Ford-Escort-RS-Turbo-Series-I-_2-.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/61153-c-cpt.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/300312owen-b.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/gas_direct_injection.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/infiniti_VR_engine_06.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/S-MAX210PSBi-TurboDiesel.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/velosterturbo_094.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/water_cooled_air_charging.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/180510-b-sko.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/S-MAX210PSBi-TurboDiesel-1111.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/gas_direct_injection-222222.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/02/911tur-05-por.jpg]   https://www.youtube.com/watch?v=dyEYaN6Y_FM Fonte: Autocar e Youtube Engineering Explained