Numa altura em que caminhamos para o fim do verão e os portugueses regressam às suas deslocações do dia-a-dia, maioritariamente entre casa e o trabalho, recordamos-lhe os cuidados que precisa ter com o seu automóvel, especialmente após umas férias marcadas por várias ondas de calor. Até para que, depois, a fatura não se torne ainda mais pesada!
A revisão dos veículos após as férias de verão é tão importante como a manutenção anterior à realização de longas viagens.
Com as ondas de calor que se registaram desde o mês de junho, esta operação deve volta a ser efetuada porque as temperaturas demasiado elevadas podem afetar o rendimento das viaturas e acelerar o desgaste dos componentes.
"O calor e os trajetos longos podem afetar o rendimento do veículo e particularmente de alguns componentes como os pneus, os travões, o sistema de refrigeração ou os níveis de líquidos do veículo", recorda a Sernauto, a Associação Espanhola de Fornecedores para Automóveis. Salientando que, é "após as viagens de verão, que podem surgir mais avarias, já que os trajetos por estrada representam normalmente um maior desgaste e esforço para o automóvel, devido ao elevado número de quilómetros percorridos", não raras vezes, "com mais peso" e sob "elevadas temperaturas".
Revisão dos principais componentes
Assim, é recomendável uma revisão exaustiva aos componentes que mais sofrem nessa altura do ano, designadamente os pneus, o sistema de refrigeração, as escovas do limpa pára-brisas, os travões e os níveis do óleo dos travões e da direção assistida ou o líquido do radiador.
Os pneus são os que mais sofrem durante o verão devido às temperaturas elevadas que provocam um desgaste mais rápido e, por isso, deve-se controlar não só o piso dos mesmos como também a sua pressão.
O condutor também deve verificar o correto funcionamento do sistema de refrigeração porque o uso excessivo pode alterar o seu rendimento.
LEIA TAMBÉM
Sete conselhos para prolongar a vida dos pneus
Quanto ao limpa pára-brisas convém verificar o estado da borracha das escovas e se a mesma não está ressequida. Se isso acontecer, as escovas têm de ser substituídas para cumprirem corretamente a sua função durante o período das chuvas.
Verificação de pastilhas de travão
Por outro lado também se deve prestar atenção ao estado dos travões porque as temperaturas elevadas a que são expostas as pastilhas podem dar origem a um desgaste prematuro, comprometendo a segurança. Igualmente importante é o nível do líquido de travões porque também pode diminuir ou degradar com uma utilização mais intensa.
A falta de manutenção de um automóvel é a principal causa deste tipo de avarias, algo que pode ser evitado com revisões periódicas, as quais deverão ser mais frequentes se o veículo tiver mais de dez anos.