O outono deste ano está a ser marcado por condições atmosféricas particularmente adversas para a condução, principalmente devido à precipitação intensa que levanta problemas à circulação em estradas com piso escorregadio.
As estatísticas indicam que, durante os períodos de chuva, o risco de acidentes aumenta em 70%, sendo recomendável tomar algumas medidas preventivas para evitar situações de perigo.
Uma das situações mais complicadas para os condutores em condições de chuva intensa consiste no risco de aquaplanagem que tem origem na perda de contacto com a estrada da banda de rodagem dos pneus, fazendo deslizar sobre a camada de água que cobre o asfalto. Para evitar esse tipo situação, a qualidade e o estado dos pneus são determinantes, assim como a velocidade de circulação.
O fenómeno está diretamente relacionado com a velocidade a que se atravessa uma acumulação de água no piso e com o estado de conservação dos pneus do veículo. Como qualquer outro líquido, a água não pode ser comprimida.