Com o tempo a esfriar e a neve já a caminho dos pontos mais altos do território, começa a ser também altura de olhar com mais atenção para o seu automóvel e prepará-lo para as condições meteorológicas que aí vêm. Saiba os cuidados a ter com o tempo frio.
Durante os meses frios de inverno é normal a temperatura descer consideravelmente, levando à formação de gelo e mesmo à precipitação de neve nos locais onde é habitual (ou não) ocorrer esse fenómeno.
O frio e o gelo obrigam os condutores a terem cuidados redobrados para não terem surpresas desagradáveis, sobretudo naquelas manhãs que oferecem um "manto branco" a cobrir os veículos.
Para evitar danos graves nos veículos, a Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação de Automóveis e Afins (CETRAA) divulgou algumas recomendações úteis aos automobilistas sobre os cuidados a terem durante o inverno, sobretudo quando a descida da temperatura leva à formação de gelo ou à queda de neve.
Apesar do inverno não ser tão rigoroso como noutras latitudes, algumas destas recomendações não deixam de ser úteis para os automobilistas.
Assim, se o pára-brisas tiver coberto de gelo ou neve, o automobilista não deverá utilizar água para o limpar, sobretudo se a temperatura for negativa.
A água fria provocará a formação de mais gelo, enquanto a água quente poderá levar à quebra do pára-brisas devido a uma mudança brusca de temperatura. A solução para remover a neve e o gelo acumulados nos vidros passa pela utilização de uma espátula e o resto deve ser limpo com uma mistura constituída por uma parte de água e duas de álcool.
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Se as escovas estiverem "coladas" ao pára-brisas poderá ser utilizada essa solução de base alcóolica para as libertar com cuidado quando a capa de gelo já não seja muito espessa.
Cuidados com a neve
Em estradas cobertas com neve é utilizado sal para ajudar na limpeza das mesmas. Os automobilistas devem levar em consideração este factor, uma vez que o sal misturado com a neve provoca corrosão na pintura e noutros elementos do veículo.
Para impedir essa situação é recomendável que não se deixe passar muitas semanas antes de levar o veículo a uma estação de serviço para que seja lavado numa máquina de pressão, sem esquecer as zonas interiores da carroçaria.
Em caso de nevão e se o veículo tiver ficado coberto por um manto branco durante vários dias será recomendável chamar um reboque para que seja transportado para uma oficina, que o deverá examinar. Isto deve-se ao risco de avaria no motor se na zona de admissão do veículo se entrar neve misturada para dentro do propulsor durante o arranque / ignição.
A CETRAA alerta para o estado das correias de distribuição nos veículos mais antigos, sublinhando que, regra geral, estão mais desprotegidas nas viaturas menos recentes, sendo recomendável verificar se o frio extremo não as danificou.
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Igualmente importante é o cuidado com a bateria, cujo estado se pode degradar com o frio extremo. Se isto suceder pode provocar um mau funcionamento de outros elementos relacionados (centralina, sistema elétrico), sendo recomendável que o seu estado seja analisado por um profissional.
O automobilista também deverá verificar / controlar o estado dos fluidos, antes de iniciar a marcha, designadamente líquidos de travão, direção, refrigeração.