Cruise control adaptativo é causa de acidentes, diz estudo

Uma dupla de investigadores dos Países Baixos revela que o uso de cruise control adaptativo aumenta o conforto do condutor, mas também leva a uma redução de atenção ao volante. Aumentando, assim, o risco de acidente.

O sistema de cruise control adaptativo é uma das tecnologias de assistência  à condução mais populares nos automóveis modernos. Contudo, um estudo recente sugere que também pode aumentar o risco de acidentes, ao invés de os prevenir.

Um estudo conduzido por dois investigadores holandeses compilou dados de todo o mundo sobre a eficácia dos sistemas automatizados de assistência ao condutor (ADAS) na redução de acidentes.

A análise incidiu sobre 28 funções e sistemas específicos dos veículos e categorizou-os segundo quatro níveis de interação: 

  • Sistemas de informação – níveis baixos de controlo e urgência
  • Sistemas de aviso – controlo baixo e urgência alta
  • Sistemas de intervenção – níveis altos de controlo e urgência
  • Sistemas de melhoria do conforto – controlo elevado e urgência baixa

Cruise control e adaptativo aumentam risco de acidentes

Em situações realistas, o estudo concluiu que tudo o que se encontra nas três primeiras categorias, ou não tem qualquer efeito, ou reduz ligeiramente a possibilidade de acidentes.

Um indicador da pressão dos pneus (sistema de informação) não tem qualquer impacto. Já a assistência na faixa de rodagem (lane-keep assist) e o sistema de monitorização do condutor, considerados sistemas de aviso e de intervenção pelo estudo, reduziram a chance de acidente em 19,1% e 14%, respetivamente.

  • Sabe o que fazer em caso de acidente?

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Ainda de acordo com o estudo, os únicos sistemas que aumentaram a possibiidade de acidente foram os conhecidos como cruise control.

Caracterizando-os como sistemas de melhoria do conforto, os investigadores concluíram que o cruise control normal aumentou a probabilidade de acidente em 1,8%, enquanto o adaptativo levou a um aumento de 8%.

A distração do condutor é apontada como a principal razão para ambas as pontuações, embora seja mais associada ao cruise control normal. Já que, ao “aliviar” o condutor de algumas tarefas ao volante, existe o risco deste ficar menos atento às suas redondezas e confiar em demasia no sistema.

O mesmo acontece com o cruise control adaptativo, em que o carro consegue acelerar e travar automaticamente, para manter a distância de segurança.

Neste caso específico, o estudo destaca a incapacidade do sistema de detetar corretamente objetos lentos ou parados na estrada. Sendo que, o condutor pode ganhar uma falsa sensação de confiança, ao acreditar que o sistema consegue identificar o obstáculo e parar, quando, na verdade, é incapaz de o fazer.

Em teoria, o sistema de travagem automática de emergência intervém nessas situações. No entanto e também de acordo com os investigadores, nem todos os veículos estão equipados com os dois sistemas ao mesmo tempo (cruise control adaptativo e travagem automática de emergência).