Palavra de candidato presidencial. GM prepara Corvette 100% elétrico?

A General Motors pode estar a preparar uma versão 100% elétrica do icónico superdesportivo americano, o Corvette. Palavra de candidato presidencial...

Numa altura em que a indústria automóvel parece render-se à Mobilidade Elétrica, a norte-americana General Motors pode estar a preparar uma versão 100% elétrica do icónico superdesportivo americano, o Corvette. Sendo que, tão surpreendente quanto a novidade em si, é a fonte que a divulga...

É isso mesmo: Joe Biden, vice-presidente dos EUA durante o mandato de Barack Obama e, hoje em dia, candidato presidencial às próximas eleições norte-americanas, acaba de revelar que a General Motors está a trabalhar numa versão 100% elétrica do icónico Corvette, capaz de atingir os 322 km/h.

A revelação foi feita num dos últimos vídeos de candidatura do ex-vice-presidente de Obama, em que Biden aborda a questão dos veículos elétricos e a forma como estes podem garantir aos construtores automóveis norte-americanos, "o seu próprio mercado para o século XXI".

https://twitter.com/JoeBiden/status/1291111736167211008

Avançando, então, que "eles já me disseram, e eu estou desejoso de, caso venha a ser uma realidade, conduzir um, que já estão a desenvolver um Corvette elétrico capaz de atingir os 200 mph (322 km/h). "Acham que estou a brincar? Não estou", conclui.

Infelizmente e apesar das declarações de Joe Biden, um porta-voz da General Motors, Jeannine Ginivan, veio já colocar água na fervura, relativamente a este tema, afirmando, em declarações à Detroit Free Press, não saber "quem são esses 'eles' que lhe disseram isso, até porque nós não temos qualquer informação sobre um possível Corvette elétrico".

LEIA TAMBÉM
Chevrolet Corvette C8 Stingray atira-se aos rivais europeus

No entanto e apesar destas declarações, arrasadoras, para o candidato presidencial democrata, não é menos verdade que, um outro porta-voz da GM igualmente contactado, terá preferido não ser tão taxativo, respondendo, apenas e simplesmente, que o fabricante não discute publicamente planos de produtos para o futuro.

Aliás, importa recordar que esta não é a primeira vez que surgem notícias dando conta da possibilidade de existência, no futuro, de versões do icónico Corvette, com sistemas de propulsão alternativos - desde híbridos a elétricos.

O Chevrolet Corvette Stingray 2020
O Chevrolet Corvette Stingray 2020

De resto, a própria Free Press terá decidido indagar mais fundo sobre a possibilidade aventada por Biden, acabando por obter a confirmação, junto de uma das suas fontes, que a GM está, efectivamente, a planear um Corvette 100% elétrico. Cujo lançamento no mercado demorará, no entanto, pelo menos, mais dois anos, sendo antecipado por outras versões igualmente desportivas do modelo.

Entre estas, deverá estar uma variante híbrida plug-in de alta performance, capaz de anunciar uma potência máxima a rondar os 1.000 cv, graças também a uma solução da qual faz parte um V8 biturbo, acompanhado de um motor elétrico montado no eixo dianteiro.