Coronavírus: como abastecer o seu carro e evitar o contágio

O coronavírus está a tornar a ida a postos de combustível numa possível oportunidade de contágio. Seguem-se quatro medidas de combate a este contágio.

O coronavírus está a tornar os postos de abastecimento em possíveis focos de contágio. Como tal, apresentamos-lhe várias medidas de redução de exposição ao vírus.

Infelizmente, a pandemia do coronavírus está a tornar as ações mais mundanas em oportunidades de disseminação viral.

O que antes fazia sem prestar grande atenção, constitui agora um comportamento de risco, cuja supressão deverá ser encarada como uma forma de defender-se do contágio por coronavírus.

LEIA TAMBÉM
Coronavírus. Portugal e Espanha com fronteiras bloqueadas

Entre estas actividades, abastecer o depósito do seu carro é, sem dúvida uma destas tarefas que, agora mais do que nunca, exige medidas que evitem a exposição de pessoas a superfícies.

De momento, em Portugal, a circulação de veículos é ainda permitida, se bem que limitada. Apenas poderá circular no seu carro nas seguintes situações:

- Caso esteja obrigado a deslocar-se para o seu trabalho;

- Se precisar de adquirir bens de primeira necessidade;

- Se precisar de adquirir medicamentos;

- Se necessitar de visitar hospitais e centros de saúde;

- Se precisar de se deslocar para prestar a apoio a pessoas idosas ou com deficiência.

Os postos de combustível pode ser focos de contagio de coronavírus. Evite-os ao máximo
Os postos de combustível podem ser focos de contagio de coronavírus. Evite-os ao máximo

Contudo e caso necessite, também o leitor, de fazer alguma destas deslocações, é muito provável que o seu carro acabe por necessitar de combustível. Motivo pelo qual deixamos aqui alguns cuidados a tomar:

Se vai abastecer, ateste o depósito

Antes de indicarmos outras medidas, lembre-se que a melhor maneira de evitar o contágio em bombas de combustível, é mesmo evitá-las, o máximo possível. Portanto, se tiver de ir à bomba, aproveite para atestar o depósito do seu carro, de forma a impedir visitas múltiplas.

A utilização de desinfetante é essencial

Nem sempre lhe vai ser possível lavar as mãos antes e l+após o abastecimento. Neste caso, o desinfetante é muito mais conveniente, pois pode levá-lo consigo e no seu carro.

Use luvas

Abastecer o seu carro constitui uma ação onde o contágio é altamente possível, já que irá tocar numa superfície onde muita gente tocou. O contacto das mãos com as pistolas de abastecimento deve ser evitado ao máximo, sendo que, uma forma de o fazer, é através da utilização de luvas.

O contacto com as agulhetas de distribuição podem ser um foco de contágio de coronavírus quando vai abastecer o seu carro
O contacto com as agulhetas de distribuição podem ser um foco de contágio de coronavírus quando vai abastecer o seu carro

Muitos postos de abastecimento disponibilizam luvas. Caso contrário, aconselhamos que leve as suas próprias luvas. Aconselhamos também que sejam luvas dispensáveis, pois, após o seu uso, deve evitar tocar-lhes de novo.

Escolha postos de combustíveis com atendimento automático

O contacto com as superfícies é o maior risco de contágio aquando do abastecimento do seu carro. Contudo, a aproximação a outras pessoas também o é.

LEIA TAMBÉM
Como saber se o seu carro é compatível com a gasolina E10

Sendo assim, aconselhamos o uso dos serviços automáticos de pagamento, que permitem o distanciamento de outras pessoas.

Caso não tenha esta possibilidade, lembre-se que, manter uma distância de entre um a dois metros da pessoa ao seu lado, é essencial. Tal como também é conveniente a utilização de uma máscara.