A meio caminho entre o C-HR e o Rav4, o novo Toyota Corolla Cross apresenta-se como uma alternativa para quem se sente apertado no primeiro, mas não precisa de todo o espaço do segundo. Desenvolvido sobre a arquitetura TNGA-C, a mesma do C-HR, partilha com este os 2,64 metros de distância entre eixos.
O ganho de sete centímetros no comprimento não é suficiente para complicar as manobras em espaços apertados. Onde o Toyota Corolla Cross mais se destaca do C-HR é na altura. É 6 cm mais alto e, sobretudo, prescinde do tejadilho descendente ao estilo coupé.
Mais espaço para passageiros
A opção por um design mais tradicional melhora significativamente o acesso aos lugares traseiros, bem como liberta mais espaço em altura. O túnel central muito baixo facilita as movimentações no banco posterior e não incomoda o eventual ocupante do lugar do meio.
Tal como os 4,46 metros de comprimento posicionam o Toyota Corolla Cross entre os 4,39 metros do C-HR e os 4,60 m do Rav4, a capacidade da também fica entre estes dois modelos. São 428 litros, contra 358 l do C-HR e 580 l do Rav4.
Equipado com a quinta geração da tecnologia híbrida Toyota, o Corolla Cross inicia a comercialização com a motorização de dois litros e 197 cv. As versões 1.8 deverão chegar em meados de 2023.
Dinâmica apurada
O primeiro contacto destaca-se pela suavidade de funcionamento, muito distante da transmissão estilo CVT que era o calcanhar de Aquiles dos primeiros híbridos Toyota. Rolando sobre estradas muito bem asfaltadas, não se ouviu mais do que o distante turbilhão provocado pelos espelhos.
A direção é suficientemente rápida e precisa para satisfazer as necessidades do condutor típico SUV. Nota positiva para o controlo de movimentos da carroçaria, sem as oscilações pronunciadas do Rav4.
O novo Toyota Corolla Cross chega a Portugal no final de outubro, com três níveis de equipamento: Comfort (39 001 €), Exclusive (40 802 €) e Luxury (44 201 €).