Produzido durante pouco mais de uma década, o Corbin Sparrow é um invulgar citadino elétrico, do qual foram produzidas não mais do que 300 unidades. Sendo que, a unidade que tem estado em exposição no americano Petersen Museum, acaba de ser leiloada... mesmo com um senão.
Concebido como um pequeno veículo elétrico, de três rodas, tracção traseira, e apenas para um só ocupante, além de destinado a uma utilização maioritariamente citadina, o Sparrow foi apresentado ao mundo em 1999, enquanto criação da não menos desconhecida Corbin Motors.
No entanto, apenas quatro anos após o arranque da produção, em 2003, o modelo passaria para as mãos da Myers Motors, que não deixou de dar continuidade à produção, pelo menos, até 2012. Altura em o pequeno elétrico, que tinha na sua base um pequeno motor elétrico com 26 cv de potência e 136 Nm, capaz de garantir uma velocidade máxima de 121 km/h, juntamente com uma autonomia de cerca de 80 quilómetros, simplesmente se eclipsaria.
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Ao longo desta curta existência, terão sido produzidos qualquer coisa como 300 unidades, número que faz deste Sparrow um objecto de colecção mais raro do que, por exemplo, um Bugatti Chiron. Sendo que, uma delas, manteve-se em exposição no conhecido museu norte-americano Petersen Museum, tendo agora encontrado um novo dono.
De resto e ainda sobre esta invulgar proposta, destaque para o rico equipamento de série que este Personal Electric Vehicle (PEV), como os seus criadores também gostavam de o designar, apresenta, num conjunto cujas dimensões exteriores conseguem ser ainda mais curtas do que as do Smart ForTwo da primeira geração. Mas que, ainda assim, não impedem a presença de itens como os vidros elétricos, rádio com CD e altifalantes integrados no único banco, além de uma inesperada bagageira e, até mesmo, de um sistema de travagem desenvolvido pela exclusiva Wilwood, para as pequenas rodas de 13 polegadas.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_encostobanco.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_travãomão.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_velocímetro.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_rádio.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_banco.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_volante.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_tablier.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_bagageira.jpg]Quanto ao "senão", tinha a ver com o facto das baterias que estão na base do sistema de propulsão deste Sparrow, terem já e apesar dos apenas 1.736 km percorridos que o modelo ostenta, entregue a alma ao criador. Mas que, ainda assim e conforme fizeram questão de referir os responsáveis do Petersen Museum, têm apenas de ser substituídas, para que o veículo volte a ser funcional e utilizável, novamente.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_VIN.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_depositobateria.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_suspensão.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_motor.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/08/CorbinSparrowEVLeilão2023_correiadistribuição.jpg]Contudo e segundo também noticia o site Carscoops, a exigência de novas baterias poderá levar, inclusivamente, à substituição de todo o sistema de propulsão, nomeadamente, por uma solução mais moderna e capaz de garantir, não só mais potência, como também mais autonomia. Ainda que e mesmo sem circular, o invulgar modelo já cause impacto suficiente...