Ao abrigo da cooperação entre a Ford e a Volkswagen serão lançados três novos modelos: uma pick-up para substituir a Amarok, um furgão compacto para a Ford e um novo comercial médio com capacidade de uma tonelada. Na área dos veículos elétricos, a Ford vai utilizar a plataforma MEB para acelerar a eletrificação da gama na Europa.
Após o anúncio no ano passado de uma cooperação alargada nas áreas dos comerciais ligeiros e dos veículos elétricos entre a Volkswagen e a Ford, os dois fabricantes confirmaram o aprofundamento da parceria que se irá materializar em três projetos.
A Ford vai desenvolver uma pick-up para a Volkswagen Veículos Comerciais baseada na plataforma da Ranger que se destina a substituir a próxima geração da Amarok. A futura pick-up da marca alemã começará a ser produzida em 2022 pela Ford na fábrica de Silverton, na África do Sul.
"O mais importante para ambos os parceiros é a utilização da mesma plataforma", afirma Thomas Sedran, presidente do conselho de administração da Volkswagen Veículos Comerciais.
"Ao mesmo tempo conseguiremos utilizar totalmente os nossos pontos fortes. Para a Volkswagen Veículos Comerciais, a aposta para a sucessora da atual Amarok estará direcionada para os nossos mercados principais, designadamente a área económica EMEA (Europa, Médio Oriente e África). Isso será vantajoso para os nossos clientes, uma vez que sem a cooperação não teríamos desenvolvido uma nova Amarok.
Por seu lado, a Volkswagen Veículos Comerciais vai desenvolver um furgão compacto baseado na Volkswagen Caddy, apresentada no passado mês de fevereiro. O novo modelo destina-se a substituir a atual geração do Ford Transit Connect e começará a ser produzido na Polónia em 2021. As primeiras unidades da Volkswagen Caddy 5 começarão a deixar a linha de montagem da fábrica de Poznan (Polónia) no segundo semestre deste ano.
Comercial de uma tonelada
Para o segmento de veículos comerciais médios com capacidade de carga de uma tonelada, a marca norte-americana assumiu a responsabilidade pelo desenvolvimento de um novo modelo que virá substituir os modelos Ford Transit Custom e Volkswagen Transporter. As versões de lazer deste último modelo - Multivan, Caravelle e California - irão ser desenvolvidas e produzidas pela Volkswagen Veículos Comerciais.
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De acordo com a Ford e a Volkswagen, estas sinergias irão abranger um total de oito milhões de unidades, entre pick-up e comerciais ligeiros, durante o ciclo de vida útil destes produtos.
Para já, esta parceria não inclui a Transit de duas toneladas, que também passará a estar disponível em versões elétricas, assim como a pick-up F150.
Cooperação na condução autónoma
A Ford e a Volkswagen decidiram ainda juntar esforços na área da condução autónoma. A subsidiária AID do Volkswagen Group foi integrada na ARGO AI para permitir a criação de uma empresa vocacionada para o desenvolvimento da condução autónoma e que irá operar à escala global. Os dois parceiros irão utilizar software e o sistema de condução autónoma.
A Volkswagen Veículos Comerciais é a responsável no seio do Volkswagen Group pelo desenvolvimento de sistemas de condução de autónoma de nível 4. As primeiras experiências em condições reais serão efetuadas com o veículos elétricos ID.BUZZ.
Ford utiliza plataforma MEB
No âmbito do acordo está prevista a utilização da plataforma MEB da Volkswagen pela Ford, existindo ainda planos para a exploração de formas adicionais de cooperação na área dos veículos elétricos.
A partir de 2023, a Ford poderá produzir 600 mil veículos, assentes na plataforma MEB que foi projetada para combinar espaço e performance com tração elétrica.
O novo modelo que será desenhado e projetado pela Ford em Colónia-Merkenich, virá reforçar uma gama elétrica que começou a ser lançada com o Mustang Mach-E e cuja comercialização está agendada para 2021.