Continental desenvolve sensor digital de leitura de carga

A Continental desenvolveu um sensor digital de leitura carga que se destina a medir o peso por eixo de reboques e semirreboques.

A Continental desenvolveu um sensor digital de leitura carga que se destina a medir o peso por eixo de reboques e semirreboques.

A Continental está a desenvolver um sensor embarcado de carga que regista o peso total dos veículos comerciais, incluindo reboques e semirreboques. O dispositivo permite determinar o peso bruto do veículo, antes do início da viagem.

O tipo de equipamento que está em desenvolvimento pela tecnológica germânica será obrigatório na União Europeia a partir de maio de 2021, na sequência da entrada em vigor da Diretiva 2015/719.

A nova legislação determina que os Estados-Membros terão de controlar mais frequentemente o peso bruto dos veículos comerciais. Para cumprirem a legislação e evitarem multas, os motoristas e os transportadores têm de conhecer de antemão o estado da carga antes do início de cada viagem.

Até agora, esta tarefa era quase impossível, designadamente quando se trata de conjuntos articulados que incluem um semirreboque fornecido pelo carregador.

Assim, antes do camião iniciar a sua marcha, o gestor de tráfego tem possibilidade de confirmar se o peso bruto do veículo está nos limites legais. Essa informação também pode ser utilizada para carregar o veículo de uma forma mais eficiente e segura, reduzindo viagens com pouca carga.

Os dados fornecidos pelo sistema digital de leitura também permitem simplificar a programação das operações de manutenção programada.

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A Continental adianta que o sistema também pode servir de base para a introdução de novos modelos de negócio, designadamente na disponibilização de fretes com os preços a serem determinados em função da carga transportada.

Disponível para suspensões mecânicas e pneumáticas

Todavia, como os requisitos das frotas são diferentes e podem existir veículos com diferentes tipos de suspensão, os engenheiros da Continental levaram em consideração as várias soluções de suspensão existentes no mercado: pneumática ou mecânica.

No caso de um chassis com suspensão pneumática, a Continental desenvolveu um sensor que utiliza tecnologia de ultrassom para medir a altura e a pressão dos foles pneumáticos para determinar a carga sobre o eixo.

Para os chassis com suspensão mecânica, foi desenvolvido um sensor de altura para os amortecedores, que consegue recolher informação acerca da carga sobre o eixo. O sensor de tensão da Continental também está preparado para eixos de lâminas e pneumáticos. A soma das cargas sobre os eixos dá o peso do veículo, incluindo a mercadoria.

Em qualquer caso, os dados produzidos pelo sensor digital de leitura são recolhidos, enviados e avaliados, sendo os resultados apresentados numa 'app' no smartphone do motorista ou num ecrã na cabina.

Os gestores de frota também podem aceder aos dados e otimizar a utilização das suas frotas. A Continental disponibiliza todos os produtos e serviços como um sistema completo de um único fornecedor, desde o fole pneumático até ao sensor, incluindo o processamento de dados e aplicações de software.

Diretiva UE 2015/719

A Diretiva UE 2015/719 refere que a medição do peso do veículo se destina a proteger a infra-estrutura e a reduzir o impacto no ambiente. Os camiões com excesso de carga não só constituem um risco acrescido para o tráfego, mas também no desgaste das estradas e pontes.

Os camiões com excesso de carga não só fazem aumentar os custos de manutenção como também colocam em risco a segurança nas estradas devido aos danos provocados.

Ao mesmo tempo, as medições regulares do peso dos veículos pretendem ainda assegurar uma competição mais justa, obrigando os carregadores a cumprirem os limites legais das cargas máximas.