Depois do sucesso alcançado em 2019, a Bentley anuncia, agora, novo assalto à famosa rampa de Pikes Peak, nos EUA, mais uma vez, com o modelo Continental. Embora e desta feita, com uma ainda mais agressiva derivação da variante de competição GT3, impulsionada a biocombustível!
Desta feita, apontando armas ao recorde na categoria Time Attack 1, ou seja, modelos de produção modificados com duas ou quatro rodas motrizes, a Bentley criou o Continental GT3 Pikes Peak, o primeiro modelo de corrida do construtor, a funcionar a biocombustível!
Baseado, como a própria imagem revela, na conhecida versão de competição Continental GT3, esta proposta única destaca-se, assim e desde logo, pelo facto de funcionar com um combustível de base não-poluente, sendo que, a marca britânica, encontra-se já a realizar testes e avaliações a "várias misturas de combustíveis", acreditando ser possível conseguir até 85% de redução de gases com efeito de estufa (GEE), relativamente ao combustível fóssil padrão.
De resto, a Bentley também garante que este é apenas o primeiro passo numa estratégia mais abrangente em termos de biocombustíveis e e-combustíveis.
LEIA TAMBÉM
Viva o recorde de Pikes Peak a bordo do Bentley Continental GT
Quanto ao Continental GT3 Pikes Peak propriamente dito, a marca britânica garante que se trata do "Bentley de competição, derivado de um modelo de estrada, mais radical na história da marca", graças também a uma nova versão do conhecido bloco V8 de 2,0 litros, capaz de, graças às inúmeras modificações nele efectuadas, funcionar no limite até uma altura de 4.298 metros acima do nível do mar.
Entre as alterações, não somente uma saída de escape curta e a garantir a sonoridade que se exige a veículo de competição como este, mas também uma aerodinâmica ainda mais apurada, com colectores de ar para arrefecimento no lugar das janelas traseiras, além da "maior asa traseira alguma vez instalada num Bentley. E que, neste GT3 Pikes Peak, surge acompanhada de um não menos impressionante difusor, que o fabricante garante ser altamente eficiente.
A volante desta impressionante marca de acelerar, estará o piloto norte-americano Rhys Millen, o qual já estabeleceu um novo recorde em Pikes Peak, para veículos de tracção traseiro, mas ao volante de... um Hyundai.
"Estamos muito satisfeitos por regressar a Pikes Peak, pela terceira vez, embora, agora, movidos a combustível renovável, enquanto projeto de lançamento para outra nova faceta do nosso programa Beyond 100", afirma Matthias Rabe, membro do conselho de engenharia da Bentley.
Entretanto, "os nossos engenheiros de sistemas de propulsão já estão desenvolvendo investigações no domínio dos biocombustíveis e e-combustíveis, para aplicação futura nos carros dos nossos clientes, em conjunto com o programa de eletrificação. Isto, com o atingir de etapas intermédias na adoção de combustíveis renováveis, tanto na fábrica em Crewe, como na frota da nossa empresa", concluiu.