A Continental está a lançar a nova gama de pneus de camião Conti EcoPlus que se destinam a operações de longo curso. A melhoria da resistência ao rolamento e da eficiência energética são os principais argumentos desta renovada linha de produto.
A Continental introduziu renovou a gama de pneus de camião para longo Conti EcoPlus, introduzindo soluções para melhorar a resistência ao rolamento e da eficiência energética. Os novos Conti EcoPlus HS3+ e Conti EcoPlus HD3+ para os eixos de direcional e de tração, respetivamente, já estão disponíveis na medida 315/70 22,5, seguindo-se outras a partir de outubro. O Conti EcoPlus HT3+ para o eixo de reboque só será lançado em 2022.
A introdução de uma nova mistura na borracha do pneumático Conti EcoPlus HS3+ permitiu a redução da resistência ao rolamento até sete por cento face ao seu antecessor. A otimização das prestações foi conseguida, graças à utilização de um composto inovador no piso e nas paredes laterais.
Por sua vez, o Conti EcoPlus HD3+ oferece uma melhoria de até 12% na resistência ao rolamento face à geração anterior e também conta com uma inovadora mistura no piso e nas paredes laterais. Além disso, uma tecnologia especial permite reduzir a deformação das paredes laterais e da área do talão do pneu também contribui para diminuir a resistência ao rolamento.
Resistência ao rolamento
Os camiões que consomem menos combustível permitem reduzir o custo total de utilização para as frotas, mas também são benéficos para o ambiente. Segundo a Continental, a resistência ao rolamento de um pneu pode ter um impacto até 30% num camião. Além disso, este é um dos critérios utilizados pela ferramenta de simulação VECTO para calcular a eficiência de combustível de um camião.
O VECTO e as normas de emissões europeias continuam a ser referências importantes para o setor dos transportes. Para ajudar a aumentar a transparência no processo de selecção dos pneus, a Continental disponibiliza um calculador de dióxido de carbono e consumo de combustível baseado na ferramenta de simulação VECTO, ajudando os frotistas a avaliar o nível de redução das emissões e do consumo em função da opção mais adequada dos pneus da marca alemã.
LEIA TAMBÉM
Continental desenvolve sensor digital de leitura de carga
A relação entre o perfil de utilização do pneu, a estrutura, o nível de pressão e a resistência ao rolamento faz uma diferença importante no consumo de combustível de uma frota e nas poupanças que podem ser alcançadas.