Saiba onde. Construtores chineses querem abrir fábricas na Europa

Com o objetivo de contornar as regras da União Europeia, construtores chineses como a BYD, Chery e Dongfeng planeiam abrir fábricas na Europa

Com o objetivo de contornar as regras da União Europeia, construtores chineses como a BYD, Chery e Dongfeng planeiam abrir fábricas na Europa para produção local dos seus veículos.

Os construtores chineses pretendem aumentar a produção na Europa porque a Comissão Europeia está a considerar aumentar a atual tarifa de 10% aplicada às importações de veículos chineses para um nível punitivo.

O Automotive Europe News elaborou uma lista dos planos de produção na Europa de cinco construtores chineses: BYD, Chery, Dongfeng, Leapmotor e MG Motor.

Muitos deles estiveram presentes no ano passado no Salão da Mobilidade de Munique, onde deram a conhecer aos consumidores europeus algumas das suas mais recentes e que podem vir a ser comercializadas no Velho Continente, a curto e médio prazo.

BYD

A BYD pretende começar a produção numa nova fábrica de automóveis na Hungria antes de 2026 para permitir atingir o objetivo de uma quota de cinco por cento nas vendas de veículos elétricos na Europa. 

A fábrica terá uma capacidade de produção anual de 150 mil unidades, mas poderá duplicar para as 300 mil.

Chery

A Chery afirmou que irá produzir automóveis da sua marca Omoda na antiga fábrica da Nissan de Barcelona. A produção deverá arrancar ainda este ano. A empresa planeia produzir 150 mil veículos por ano até 2029 numa joint-venture com a empresa espanhola EV Motors. 

Segundo a imprensa italiana, a Chery também deverá estar em conversações com o Governo transalpino para abrir uma segunda fábrica na Europa. O Executivo italiano disponibilizou à Chery fábricas não utilizadas como locais potenciais de produção e um amplo espaço no sul de Itália onde a nova fábrica poderia ser construída. 

Dongfeng

A Dongfeng Motors está em conversações com o Governo italiano para abrir uma fábrica e produzir mais de 100 mil veículos por ano. O Executivo planeia disponibilizar à Dongfeng algumas opções para locais de produção, segundo adiantou à agência Reuters Quan Xie, responsável de operações na Europa.

Leapmotor

A Leapmotor, onde a Stellantis tem uma participação de 21%, está à procura de opções para produzir automóveis numa das fábricas europeias da Stellantis. A produção do minicarro elétrico T03 da Leapmotor poderá ter início este verão na fábrica da Stellantis de Tuchy, na Polónia.

A Stellantis também está a considerar produzir até 150 mil automóveis elétricos da Leapmotor por ano na sua fábrica de Mirafiori, em Turim.

MG Motor 

A marca MG da SAIC Motor afirmou que irá tomar uma decisão relativamente à produção na Europa dentro de dois a três anos e irá escolher uma localização baseada nos custos de energia e laborais. O Reino Unido, o maior mercado da MG no Velho Continente, é uma opção.

A SAIC é proprietária de parte do complexo fabril de Longbridge, em Inglaterra, que anteriormente pertenceu à MG Rover, embora as zonas de montagem tinham sido vendidas em 2021 para habitação. A MG é a marca chinesa que mais vende na Europa, tendo comercializado 231 684 veículos no ano passado.