Procura um elétrico? Então, vai gostar de saber que, o ano de 2021 vai ser fértil no lançamento de veículos elétricos em todos os segmentos. Desde os compactos citadinos aos hipercarros desportivos de elevadas prestações e custo a condizer. Revelamos-lhe o que pode esperar!
As vendas de veículos elétricos começam a crescer rapidamente e as marcas estão a procurar ajustar a oferta à procura com o lançamento de novos modelos com emissões zero.
As restrições à circulação de veículos de combustão já anunciadas por algumas cidades europeias, os incentivos fiscais (e não só) à aquisição de veículos elétricos e também o alargamento da rede de carregamento estão entre os fatores que têm contribuído para o aumento da taxa de penetração deste tipo de viaturas no mercado europeu.
Como dissemos, a oferta está a aumentar rapidamente e o ano de 2021 vai ser um caso paradigmático, com o lançamentos de vários modelos, de diversos segmentos e com diferentes autonomias. Vejamos algumas das (muitas) novidades para o ano que está a chegar. Por uma questão de espaço optámos por revelar agora os modelos com carroçara berlina / sedan, por alfabética das marcas, deixando para mais tarde os SUV / crossover, cuja oferta não para de crescer.
Audi e-Tron GT
Partilhando a mesma arquitetura com o Porsche Taycan, o Audi e-Tron GT pretende ser a interpretação da marca dos quatro anéis de uma berlina construída sobre a plataforma J1.
Os motores elétricos desta berlina deverão desenvolver uma potência de 582 cv e a autonomia prevista em ciclo WLTP deverá rondar os 400 quilómetros.
Em termos de design final, as suas formas e proporções não deverão ser muito diferentes do protótipo revelado anteriormente. As primeiras unidades deverão ser entregues até ao final do primeiro semestre de 2021.
BMW i4
A BMW preferiu lançar primeiro o SUV iX3 em vez do i4, embora este último prometa um comportamento dinâmico de cariz mais desportivo, aproveitando as potencialidades da sua linha motriz elétrica.
Na verdade, o BMW i4 é a versão elétrica do BMW Série 4 Gran Coupé e anuncia uma autonomia superior a 600 quilómetros e uma potência até 530 cv. Tudo indica que o i4 passará a ser a versão mais rápida da Série 4 e provavelmente as suas prestações até serão superiores ao M4.
A BMW refere que não obstante o impacto causado pela pandemia do COVID-19, este modelo deverá ser lançado em 2021.
Dacia Spring Electric
A Europa vai receber a sua própria versão do Renault K-ZE City, que será comercializado como Dacia Spring Electric em 2021 e promete ser uma alternativa face ao Renault Twingo Electric.
Com 3,7 metros de comprimento e 1,7 metros de largura, a carroçaria adota a configuração da moda (SUV) e a aventura na cidade é assegurada pela altura ao solo (15 centímetros) e, principalmente, pelo diâmetro de viragem de 9,6 metros.
O Dacia Spring Electric não será produzido na Roménia, mas, sim, na China. Equipado com uma bateria de 26 kWh disponibiliza uma autonomia de aproximadamente 225 quilómetros em ciclo WLTP, um valor mais que suficiente para circulação em ambiente urbano.
A marca promete que o Spring Electric será automóvel elétrico mais barato à venda na Europa, com preços a partir de 14 mil euros.
Hyundai Ioniq 5 EV
A Hyundai vai lançar uma nova família de veículos elétricos sob a submarca Ioniq e o primeiro modelo chega já em 2021. Trata-se de um hatchback com um comprimento de 4,63 metros (menos 15,2 centímetros do que o atual Santa Fé) e uma altura de 1,60 metros.
O Ioniq 5 EV vai ser o primeiro modelo baseado na Plataforma Modular Global Elétrica, ou E-GMP, concebida para utilização exclusiva por veículos elétricos a bateria.
A linha motriz elétrica desenvolve uma potência máxima de 313 cv, permitindo ao Ioniq 5 EV acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos. A bateria proporciona uma autonomia de 450 quilómetros e pode ser carregada nos postos ultrarrápidos de última geração, permitindo recuperar entre 20% a 80% da capacidade em apenas 15 minutos. Sendo que, a ajudar a minimizar as necessidades de energia, o Ioniq 5 EV contará ainda com um painel solar no tejadilho.
Jaguar XJ
A resposta da Jaguar Land Rover ao Tesla Model S, assim como a concorrentes futuros como o Mercedes-Benz EQS e o BMW i7, é o Jaguar XJ.
A nova proposta elétrica do fabricante britânico possui uma carroçaria tradicional de berlina e parece ser a evolução natural da fórmula familiar do XJ, mas com propulsão elétrica.
O Jaguar XJ Electric deverá ser apresentado em 2021, mas a pandemia do COVID-19 pode ter obrigado ao adiamento das entregas para o final do próximo ano.
Lightyear One
O Lightyear One é um dos veículos mais estranhos desta listagem porque os seus projetistas apostaram sobretudo na maximização da eficiência.
Em combinação com um coeficiente de penetração aerodinâmica de 0.20 e um tecto revestido totalmente por painéis solares, este veículo tem uma autonomia anunciada em ciclo WLTP de 725 quilómetros.
O Lightyear One deverá ser fabricado na Holanda e, se o projeto avançar, a versão de produção será revelada em 2021, iniciando-se depois a montagem nas instalações de Helmond.
Lotus Evija
No que se refere aos hipercarros referência para o Lotus Evija, o desportivo da marca britânica que faz a sua incursão não só entre os veículos elétricos, mas também entre os superesportivos e hipercarros.
O construtor britânico vai apenas produzir 130 unidades do Evija, um modelo com mais de 2000 cv, uma aceleração dos 0 aos 100 km/h abaixo de três segundos, uma autonomia prevista de 402 quilómetros e um preço a partir de 1,8 milhões de dólares (1,47 milhões de euros).
As primeiras entregas estavam previstas para o final de 2020, mas a crise da pandemia do COVID-19 esteve na origem de uma derrapagem para 2021.
Mercedes-Benz EQS
Uma das principais novidades de 2020 foi o lançamento da nova geração do Mercedes-Benz Classe S. O ano de 2021, por sua vez, vai assistir à chegada da variante elétrica deste modelo, EQS, que promete tornar-se numa das referências entre as berlinas do seu segmento (embora se pareça com um hatchback).
O Mercedes-Benz EQS terá uma imagem exclusiva e distinta face a qualquer outro modelo da marca alemã e irá contar com muita da tecnologia estreada no Mercedes-Benz Classe S.
A autonomia elétrica será superior a 700 quilómetros e a oferta poderá ser reforçada com uma versão AMG.
Pininfarina Battista
A Pininfarina pretende produzir apenas 150 unidades do hipercarro elétrico Battista, modelo equipado com uma linha motriz elétrica de 1874 cv, que consegue assegurar uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 1,9 segundos.
Este hipercarro elétrico italiano recebe uma bateria de níquel-manganésio com uma capacidade de 120 kWh e os motores elétricos foram fornecidos pelo fabricante croata de veículos elétricos desportivos, Rimac.
A autonomia estimada é de 450 quilómetros e o preço de 2,2 milhões de dólares (1,8 milhões de euros).
Porsche Taycan Cross Turismo
Entre as críticas apontadas ao Porsche Taycan destacam-se a reduzida altura ao solo e a exiguidade da bagageira. Para responder aos descontentes, a marca alemã vai lançar o Taycan Cross Turismo.
Basicamente será a versão de produção do protótipo Mission-E Cross Turismo (que antecipou o próprio Taycan), que oferece uma bagageira maior, uma suspensão mais alta e proteções em plástico.
Aqueles que preferem um SUV/crossover elétrico terão de esperar até 2022, estando prevista a chegada nesse ano de uma versão a bateria do Macan.
Renault Twingo Electric
Já apresentado oficialmente em Portugal, o pequeno Twingo elétrico só chega aos concessionários da marca em janeiro de 2021. Segundo a Renault, o Twingo Electric passa a ser o automóvel elétrico mais acessível em Portugal e será comercializado nos níveis de equipamento Zen e Intens, com preços a partir de 22 mil euros para os clientes particulares e pouco mais de 18 mil euros para as empresas (com dedução integral do valor do IVA).
O Twingo Electric vem equipado com uma bateria de 22 kWh que proporciona uma autonomia entre 190 quilómetros e 270 quilómetros, em ciclos WLTP Completo e WLTP City, respetivamente.
A Renault sublinha que a versão elétrica do Twingo não resultou de uma mera adaptação da proposta com motor a gasolina, pois desde a sua conceção, que a atual geração deste modelo foi desenvolvida a pensar em receber uma motorização 100% elétricas.
Rimac C_Two
A oferta de hipercarros elétricos vai ser reforçada em 2021 com o Rimac C_Two. Trata-se de um modelo produzido pelos croatas da Rimac, equipado com uma linha motriz elétrica de 1888 cv, com avançada vectorização de binário, que consegue oferecer uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de dois segundos.
A Rimac, recorde-se, já criou uma forte reputação como fabricante de veículos desportivos elétricos e isto é confirmado através das parcerias tecnológicas com vários construtores de renome como a Koenigsegg, a Porsche, a Aston Martin, a Hyundai e a Kia.