Os SUV ou crossover tornaram-se nos modelos mais populares na Europa junto dos consumidores, obrigando os construtores a apostar nesta tipologia.
Como as vendas de outros tipos de carroçaria tem vindo a diminuir, caso dos monovolumes tradicionais, algumas marcas decidiram acabar com a sua produção, substituindo-os por outras alternativas, algumas delas baseadas em veículos comerciais. Este é um caminho seguido por exemplo pelo grupo Stellantis. Outro modelo emblemático que desapareceu como monovolume para renascer como SUV foi o Renault Espace.
No mercado nacional não faltam as propostas para este segmento, em termos de dimensões, posicionamento e, naturalmente, preço. Neste trabalho damos a conhecer os cinco modelos mais baratos que se encontram em comercialização, com base na informação recolhida nos configuradores das marcas. Alertamos, no entanto, que a opção por uma viatura mais acessível pode implicar cedências, designadamente ao nível da segurança activa e passiva.
Os cinco modelos são apresentados por uma ordem decrescente em termos de preço de venda ao público, partindo da versão de entrada. Como curiosidade, o Dacia Duster deixou de ser o modelo mais acessível do segmento.