Para os automobilistas que costumam circular em algumas autoestradas conhecidas anteriormente como SCUT, o ano de 2025 trás boas notícias que, desde 1 de janeiro, que as portagens foram abolidas em vias rápidas estruturantes do Interior e Algarve.
A abolição do pagamento de portagens em sete autoestradas resultou da aprovação de um projeto de lei apresentado em maio de 2024 na Assembleia da República, tendo sido promulgado pelo Presidente da República em julho de 2024.
No total, são 951 quilómetros que deixaram de ter custos diretos para o utilizador, já que para acomodar a perda de receitas de aproximadamente 180 milhões de euros, segundo o relatório do Orçamento de Estado para 2025, o Governo tenha aumentado no dia 1 de janeiro de 2025 a taxa do imposto sobre produtos petrolíferos no litro de gasolina e do gasóleo em três cêntimos, medida esta que também serviu para compensar a descida da taxa de carbono em 2025.
As SCUT (Autoestradas Sem Custo para o Utilizador) foram introduzidas no nosso país em 1997, sendo os custos totalmente suportados pelo Orçamento de Estado. O regime acabou por ser alterado em 2011 com a crise financeira, passando os custos a serem suportados pelos utilizadores.