Um dos objetivos do grupo bávaro passa por colocar packs com diferentes dimensões nas distintas carroçarias de forma a impactar ao mínimo o design. O desenvolvimento de três packs de baterias e três e-machines, instaladas em duas plataformas, são a chave das arquiteturas modulares para elétricos da BMW Nos tempos mais recentes a BMW tem-se gabado de estar muitos passos à frente dos seus rivais premium no desenvolvimento de veículos elétricos, e uma demonstração disso mesmo é a forma como estão já bastante detalhados os seus planos e futuras fases de evolução destas motorizações. Um dos destaques vai para a implementação de packs de baterias diferentes, de forma a preservar a identidade estética dos sedans e coupés em oposição aos SUV, optando assim por uma diversificação em detrimento da modularidade transversal a toda a gama. Para esta estratégia tem papel vital a nova instalação inaugurada em Munique, no passado mês de dezembro, que se dedica às tecnologias de baterias e resultou de um investimento de 200 milhões de euros. Para as arquiteturas modulares para elétricos da BMW serão utilizadas células "multi-dimensão" de iões de lítio quando entrarem em produção os modelos da designada Fase 5 da estratégia de eletrificação. O calendário aponta para 2021, com a estreia a cargo do topo de gama i9, um projeto confiado à fábrica germânica de Dingolfing. Desenvolvido sob o nome iNext, ele deverá alcançar os 700km de autonomia. Para a mesma altura está prevista a versão final do iVision Dynamic Concept, que será um Gran Coupé de emissões 0. Estes são dois dos sucessores dos atuais i3 e i8, e integrar a futura gama de 12 elétricos puros lançada até 2025, existindo a intenção de que eles representem nessa altura, em conjunto com os híbridos, até 25% das vendas. Mas já antes começam a chegar novidades do grupo bávaro , e no próximo ano estará no mercado o Mini elétrico e também o X3 movido a eletricidade (que será antevisto no Salão de Pequim, que abre portas na próxima semana). Estas duas propostas demonstram as evoluções obtidas com a Fase 3 de eletrificação do gigante de Munique.