Símbolos como o Cavallino Rampante transalpino ou o felino Jaguar britânico são reconhecidos em qualquer parte do planeta e representam um conjunto de valores e características intrínsecas que definem esses fabricantes. Descubra agora quais as 10 marcas automóveis mais fortes do mundo, aquelas onde essa demonstração de poder dos símbolos é mais evidente. Performance, potência, luxo, tecnologia, fiabilidade e um passado de sucesso. Tudo isto são adjetivos que as pessoas associam a determinadas marcas, um certificado de qualidade que ajuda a perceber ao que aspiram os clientes quando adquirem determinados automóveis. Essas características, bem como a imediata identificação dos vários símbolos (como os acima apresentados), os investimentos em marketing, os produtos lançados e dos dados financeiros ajudam a formar aquilo que se considera habitualmente como a força da marca. Uma demonstração do posicionamento e capacidades de cada emblema, para o qual os êxitos do passado em diversas áreas não são alheios. Tudo isto influencia a relação criada com as pessoas em todo o mundo, parâmetro anualmente avaliado pela Brand Finance com a designação das marcas automóveis mais fortes do mundo. Algo que resulta da combinação entre quatro fatores que lhe apresentamos em seguida. Um quarto da nota é relativo a investimentos (produção, localização, pessoas e promoção), 50% sobre a designada 'Equity' (familiaridade, consideração, preferência, satisfação e recomendação dos clientes; pontuação aos funcionários; avaliação financeira; e fatores externos como performance ambiental, executiva e na comunidade) e mais 25% sobre a performance da marca (receitas, margem operacional e previsões de lucros e crescimento). Surgiram agora os resultados de 2018, com esta entidade independente a destacar as dez marcas automóveis mais fortes do mundo. [https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/1-ferrari.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/10-renault.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/9-toyota.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/8-bentley.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/7-seat.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/6-volkswagen.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/5-aston-martin.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/4-bmw.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/3-jaguar.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/2-porsche.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/marcas-mais-fortes-22222.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2018/03/marcas-mais-fortes-1111.jpg] Como seria de esperar, fabricantes que combinam luxo, performances e exclusividade ocupam os primeiros lugares do ranking, com a Ferrari à cabeça. Por algum motivo, o Cavallino Rampante é tão famoso e ver passar um deles na estrada provoca sensações mesmo nos mais alheados dos transeuntes ou condutores. Outros emblemas conseguem alcançar resultados semelhantes, como é o caso da Jaguar e da Porsche, BMW e Aston Martin, que ocupam os lugares seguintes da tabela. Começam depois a surgir marcas generalistas que, tudo indica, estão a fazer bem o seu trabalho para criar um grande relacionamento com o público, como é o caso da Volkswagen, Seat, Toyota e Renault. Entre os ausentes neste Top-10 a maior surpresa acaba por ser a Mercedes, que mesmo ocupando o primeiro posto entre as mais valiosas em todo o planeta em 2018, não está nos lugares cimeiros para o índice das marcas automóveis mais fortes do mundo. Mas não é caso único. Outros nomes grandes, como o touro da Lamborghini e o tridente da Maserati, e generalistas com um símbolo icónico e facilmente reconhecível, como a "leonina" Peugeot, também acabam por não conseguir entrar nesta dezena de fabricantes distinguidos. Fonte: Brand Finance