Comparativo de autonomia. Fomos até ao Algarve de elétrico

Encontrar um carregador livre na viagem de férias pode ser um pesadelo para os proprietários de automóveis elétricos. Um teste de autonomia pode ajudar a programar as cargas para evitar atrasos desnecessários.

Encontrar um carregador livre na viagem de férias pode ser um pesadelo para os proprietários de automóveis elétricos. Um teste de autonomia pode ajudar a programar as cargas para evitar atrasos desnecessários.

As épocas festivas e as férias são temidas pelos proprietários de automóveis elétricos. Ninguém esquece as imagens de filas intermináveis, à torreira do sol, esperando pacientemente por uma vaga no carregador. Para evitar estes dissabores convém conhecer bem a autonomia do veículo e antecipar ao máximo a derradeira carga antes do destino. Principalmente se este for aquele que é reconhecido como o local de férias preferido dos portugueses, o Algarve.

Na esperança de ajudar a solucionar este dilema selecionámos um quarteto elétrico com autonomia anunciada superior a 500 km. Em teoria, o suficiente para ir de Viseu a Albufeira sem efetuar paragens para carregar.

Uma viagem arriscada no caso do BYD Seal (520 km) e do Peugeot E-3008 (522 km), bastante mais confortável para o Mercedes EQE 350+ (689 km) e o Porsche Taycan com a bateria Performance Plus (650 km). Ambos prometem ligar Ponte de Lima a Albufeira e ainda ficar com bateria para umas idas à praia.

Todos conhecemos a figura do “campeão da autonomia”. Uma personagem próxima aos pescadores e caçadores, capaz de prolongar a distância percorrida entre carregamentos para além do intervalo anunciado pela marca.

No entanto, esses feitos são normalmente realizados em condições pouco ortodoxas para viagens em família. Envolvem conduzir com os vidros fechados e sem ar condicionado independentemente da temperatura exterior, aumentar a pressão dos pneus, recolher os espelhos e, o pior, seguir colado aos camiões para aproveitar o efeito de sucção aerodinâmico.

Tamanho conta

Para o nosso teste seguimos o que considerámos condições reais de utilização: ar condicionado para suavizar os 28 graus da temperatura exterior e cruise control nos 120 km/h na autoestrada. Temos, no entanto, uma caraterística comum com o “campeão da autonomia”: conduzimos sozinhos.

Acrescentar familiares e amigos, mais as respetivas bagagens, vai ter impacto na autonomia de automóveis com mais de duas toneladas de peso. No caso do Mercedes-Benz EQE 350+ são 2415 kg, muito acima dos 2183 kg do Peugeot E-3008, dos 2185 kg do BYD Seal ou mesmo dos 2245 kg do Porsche Taycan com a bateria de maior capacidade.

Ponto de partida para qualquer trabalho de autonomia, capacidade das baterias está equilibrada. BYD Seal (82,5 kWh total) e Peugeot E-3008 (73 kWh úteis) apostam na eficiência para ultrapassarem os 500 km, enquanto Mercedes EQE 350+ (96 kWh) e Porsche Taycan com bateria Performance Plus (97 kWh) optam pela via da capacidade. Uma solução com reflexos no peso e no preço.

Entre o estatuto premium e a bateria (5916 €), o Porsche Taycan ascende aos 113 345 € e tem apenas tração traseira, tal como o Mercedes EQE 350+, com preços a partir dos 72 900 €. O Peugeot E-3008 tem tração dianteira e um preço de 51 150 €.

Curiosamente, ainda que não seja esse o objetivo da reunião, o mais acessível do quarteto é também o mais desportivo. O BYD Seal Excellence custa 47 990 € e, graças à tração integral que lhe eleva a potência combinada até aos 530 cv suportados por 670 Nm, dispara até aos 100 km/h em 3,8 segundos. A versão base do Porsche Taycan precisa de mais um segundo para realizar o mesmo exercício. Mercedes EQE (6,5 s) e Peugeot E-3008 (8,8 s) estão noutro campeonato.

Vamos de férias

Começámos pela via mais rápida de chegar ao destino, a autoestrada. As baterias não gostam do esforço constante e a autonomia cai a pique. Mercedes e Porsche mantêm a liderança, com 523 km e 529 km, respetivamente. Seguem-se o BYD com 422 km e o Peugeot com 403 km, o que significa que por muito pouco não chegam de Coimbra a Albufeira. O mesmo raciocínio é válido para o Mercedes e o Porsche à partida do Porto.

Depois optámos pela via panorâmica. Ao contrário da autoestrada, onde o esforço das baterias não originou grandes flutuações nos consumos, o ritmo tranquilo da estrada resultou em valores entre os 14 kWh/100 km das descidas e retas e os 19 kWh/100 km das subidas.

No entanto, a estrada nacional pode ser uma boa alternativa para quem não quiser perder tempo nas filas para carregar baterias. Não tanto no caso do Porsche que vê a autonomia crescer apenas para os 585 km. O suficiente para ir tranquilamente do Centro Porsche do Porto, que nos cedeu o Taycan das imagens, até à praia do Algarve.

Já o Mercedes EQE 350+ dispara para uns impressionantes 658 km de autonomia. O BYD Seal também prefere a estrada, estendendo a autonomia até aos 517 km. O Peugeot E-3008 a ficar abaixo dos 500 km, não indo além dos 484 km.

Naturalmente todos têm possibilidade de carregamento rápido, com o Porsche a liderar a tabela com 320 kW, seguido pelo Mercedes (170 kW), Peugeot (160 kW) e BYD (150 kW). No que toca aos carregadores internos, a vantagem está do lado dos premium, com 22 kW, o dobro dos generalistas.

Contas ao quilowatt

Feitas as contas, o automóvel elétrico mais eficiente do quarteto é o BYD Seal Excellence. No entanto, importa referir que as médias apuradas, 17 kWh/100 km em autoestrada e 14,6 kWh/100 km em estrada, são referentes apenas aos últimos 50 km. Uma particularidade do computador de bordo da BYD, limitado a esta opção ou à média total dos mais de 22 mil quilómetros da unidade ensaiada. Neste caso, a média apresentada ascendia aos 21,5 kWh/100 km. Um pormenor que em nada diminui a prestação do Seal Excellence, autor da rara proeza de ser o mais eficiente, potente e barato do quarteto.

Apesar de não conseguir valores tão atrativos, o Peugeot E-3008 é o segundo modelo mais eficiente, principalmente em estrada (14,7 kWh/100 km), onde praticamente iguala a média do BYD. Entre os pesos pesados das baterias, a vantagem está do lado do Mercedes EQE 350+ que consegue sempre médias inferiores às do Porsche Taycan. Esta performance coloca a bateria Performance Plus na lista de opcionais obrigatórios. Com a bateria de 89 kWh, 82,3 kWh úteis, a autonomia oficial é de 592 km.

Partindo do princípio de que o destino de férias é o Algarve e que o ponto de partida coloca a autonomia em cheque recomendamos carregamentos rápidos nas áreas de serviço da zona centro. É provável que tenham menos filas que os da A2…