Sabe se o seu carro pode utilizar gasolina E10? É que nem todos podem.
Desde o dia 12 de outubro de 2018, as bombas em 35 países da Europa, passaram a ostentar novos símbolos padronizados para todos os tipos de combustíveis.
Um deles é o rótulo E10. Mas, afinal, o que é o E10? E10 é um tipo de gasolina que contém 10% de etanol e 90% de gasolina.
Consoante o teor de etanol, em percentagem, as gasolinas podem ser identificadas como E5, E10 e E85 (5%, 10% e 85%, respetivamente). O E5, por exemplo, é o tipo de gasolina mais utilizado em solo nacional.
Mas atenção, nem todos os veículos estão preparados para receber o E10. Isto porque a fórmula com 10% de etanol pode provocar avarias a um motor que não esteja preparado para o receber.
LEIA TAMBÉM
Anti-roubo de combustível TISS explicado em vídeo
O etanol tem índices corrosivos. Como tal, poderá atacar as borrachas e as linhas de combustível, ou até mesmo depósitos em metal, mais comuns em carros antigos. E, por esse motivo, mais à mercê da corrosão.
Outro problema, é o consumo do motor, que também pode aumentar com a utilização deste combustível.
Daí a importância de sabermos se o nosso carro poderá receber a gasolina E10, ou não. Eis formas para o descobrir:
No interior da tampa do depósito combustível do seu carro
Geralmente, é o lugar onde os fabricantes de automóveis apresentam esta informação, através de uma legenda, onde especificam as recomendações do tipo de combustível, a octanagem, e outras precauções.
No manual de instruções ou no manual de manutenção
Em alguns casos, poderá acontecer que a tampa do depósito de combustível não disponha desta informação. Ou até que não seja suficientemente clara. Neste caso, recorra ao manual de instruções/manutenção do seu veículo. É aqui que todas as questões relacionadas com o seu carro estão inscritas, e com o tipo de combustível não é diferente. Tenha cuidado ao consultar a internet, pois um mesmo modelo de carro pode ter especificações diferentes de país para país.
LEIA TAMBÉM
Sabe quais são as avarias mais frequentes de um carro a gasolina?
Entre em contacto com o fabricante do seu carro
Se a tampa do depósito, ou o manual de instruções, não o deixarem esclarecido, não se preocupe, pode contactar a marca.
Isto pode acontecer sobretudo com carros anteriores ao ano 2000. Nessa época, o rótulo E10 não era tão comum, pelo que podem existir motores que suportem este combustível, embora não o refiram nos seus manuais de instruções ou tampas de combustível.
Por isso, ao contactar o fabricante do carro, ou do motor, forneça dados como o número do chassis/motor, e sobretudo, o ano de construção do modelo.
Em regra geral, grande parte dos motores pós-2000 são compatíveis com o E5 e o E10, mas até 2006, podem existir exceções.