A Comissão Europeia aprovou a fusão entre o Grupo PSA e a FCA, que dará origem à Stellantis, o quarto maior construtor automóvel mundial. Processo deverá estar concluído no final do primeiro trimestre de 2021.
A Comissão Europeia entende que alguns dos obstáculos a esta fusão foram ultrapassados, designadamente o compromisso assumido por estas empresas de produzirem veículos nas fábricas em França e Espanha para a Toyota Motor Europe.
Em combinação com a abertura da rede de assistência aos concorrentes, Bruxelas considera que estão dissipadas as preocupações acerca de uma eventual posição dominante que poderia resultar desta fusão.
A Comissão Europeia receava que a fusão pudesse prejudicar a concorrência no segmento dos comerciais ligeiros em países como a Bélgica, França, Grécia, Itália, Polónia, Lituânia, Eslováquia e República Checa.
No âmbito do acordo, a PSA e a Toyota vão ampliar a sua parceria atual que inclui a produção de veículos comerciais para a marca japonesa. Além disso, a capacidade de produção dos comerciais da Toyota vai aumentar e os "preços de transferência" assim como os custos de peças de substituição e acessórios vão ser reduzidos.
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Graças as estas alterações, a Bruxelas acredita que a Toyota poderá ser uma concorrente da nova entidade que resultará da fusão, denominada Stellantis. As alterações no serviço de assistência ajudará "à entrada de novos concorrentes" no mercado de veículos comerciais ligeiros.
Em face destes pressupostos, a Comissão Europeia determinou que a fusão já não levanta objeções em termos de concorrência.
Combinação das quotas suscitou preocupações
Apesar das preocupações de Bruxelas acerca da concorrência no segmento de comerciais ligeiros possa parecer, à primeira vista, estranha, a Comissão Europeia notou que a FCA e o Grupo PSA "tinham quotas de mercado combinadas elevadas ou muito elevadas" em vários países e eram "fortes concorrentes".
De acordo com a comissária da Concorrência, Margrethe Vestager, "acesso a um mercado competitivo de veículos comerciais pequenos é muito importante para muitas pequenas e médias empresas europeias", que poderia ser prejudicado por uma menor concorrência.
A aprovação foi uma das últimas etapas para esta fusão. Em comunicado, a FCA e o Grupo PSA refere que recebem com agrado a "luz verde" da Comissão Europeia, autorizando a fusão e a criação da Stellantis, "um líder mundial na nova mobilidade".
A etapa seguinte será a aprovação da fusão pelos acionistas, em assembleias separadas, no dia 4 de janeiro. O processo deverá estar concluído no final do primeiro trimestre.