O anúncio foi feito pelo Comissário Europeu para os Transportes, Apóstolos Tzitzikóstas, assumindo, no entanto, que a revisão já prevista dos regulamentos para 2026, foi agora antecipada para o terceiro e quarto trimestres deste ano. Algo que, ainda assim, garantiu, não beliscará as metas já estipuladas.
“Mantivemo-nos fiéis às metas até 2035, o que significa que nos mantemos fiéis às metas para 2025, 2030 e, naturalmente, para 2035”, afirmou, na apresentação do novo plano de acção em defesa dos construtores automóveis europeus, Tzitzikóstas.
Recorde-se que, ainda na segunda-feira, dia 3 de março, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciava que os fabricantes automóveis europeus passavam a dispor de três anos, ao invés de apenas um, para cumprirem as metas anti-emissões fixadas para 2025.
Já depois deste anúncio, a Automotive News Europe avançava que, com o novo plano de acção, a Comissão Europeia pretende ajudar a uma maior e mais fácil implementação do Veículo Elétrico na Europa, nomeadamente, retirando os apoios fiscais à compra de frotas a gasolina e gasóleo, de forma a que as empresas optem, antes, por elétricos.