Comerciais da Farizon Auto apresentados na Europa

Detida pela Geely, a Farizon Auto anunciou o lançamento da sua gama de comerciais elétricos na Europa, começando pelo Farizon SV, um furgão de grandes dimensões. A marca já está presente na Sérvia e vai iniciar as vendas no Reino Unido no primeiro semestre de 2025.

A oferta na Europa no segmento de comerciais de grandes dimensões, onde estão presentes modelos de referência como o Fiat Ducato, Ford Transit, Mercedes-Benz Sprinter, Renault Master ou Volkswagen Crafter, vai ser reforçada com a chegada do Farizon SV.

Este é o primeiro modelo a ser introduzido na Europa pela Farizon Auto, uma subsidiária da gigante chinesa, que assim passa a estar presente neste mercado juntamente com outras marcas chinesas como a Maxus, BYD e Foton.

O Farizon SV já foi lançado na Sérvia, tendo sido entregues as primeiras unidades a clientes. Agora foi anunciado um acordo com uma empresa denominada Jameel Motors, que representa a Geely no mercado britânico, para a distribuição da gama de comerciais da Farizon Auto não só no Reino Unido, mas, também, noutros países europeus, no primeiro semestre de 2025.

Segundo a mara chinesa, o Farizon SV foi projetado para responder às necessidades das frotas europeias, tendo cumprido mais de um milhão de quilómetros de testes, antes do lançamento no mercado.

Duas opções de bateria

O Farizon SV possui uma arquitetura modular que inclui a tecnologia “célula para pack”, permitindo aumentar a capacidade da bateria até 10%, melhorar a rigidez até 20% e reduzir o peso até 4%. 

No lançamento estarão disponíveis duas opções de bateria, com capacidade de 67 kWh e 83 kWh, a que se juntará mais tarde uma terceira alternativa com 106 kWh.

A gama será proposta em três comprimentos de carroçaria e três alturas de tecto, permitindo disponibilizar volumes úteis de carga entre 6,9 m3 e 13 m3. A capacidade de carga situa-se entre os 1100 kg e os 1300 kg.

O Farizon SV será o primeiro furgão da sua categoria a utilizar um sistema redundante duplo “drive-by-wire” para a direção e sistemas de travagens. Segundo a empresa, isto não só ajuda a reduzir as distâncias de imobilização e a melhorar a resposta da direção, mas, também, a reduzir o peso até 8%.

Pela imagem pode perceber-se que habitáculo do Farizon SV é bastante simples, contando com um grande ecrã para o sistema de informação e comunicação e com um quadro de instrumentos digital. A cabina oferece uma lotação para três ocupantes, com um assento individual para o condutor e duplo para o acompanhante.

Quem não poderá achar muita piada à designação SV utilizada pela Farizon Auto para este comercial deverá ser a Lamborghini, já que a utiliza no seu modelo Aventador, como abreviação para “super veloce”.