Com entrada no Novo Ano. Gasolina e gasóleo começam indecisos

Quiçá resultado do arranque de mais um ano, o preço dos combustíveis, em Portugal, entram na primeira semana de 2024 sem tendência definida.

Quiçá resultado do novo ano estar ainda a arrancar, o preço dos combustíveis, em Portugal, entram na primeira semana de 2024 sem tendência definida. Mais precisamente, com o gasóleo a ficar um pouco mais barato, enquanto o preço da gasolina sobe… ligeiramente.

Os dados são da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG), que, no arranque desta primeira semana de 2024, revelam tendências contrárias nos preços de gasolina e gasóleo.

A começar, pela gasolina, naquela que é a sua variante mais barata (simples 95 octanas), a qual começa o ano a subir menos de meio cêntimo, passando assim a apresentar um preço de referência na ordem dos 1,643 euros por litro.

Já o gasóleo simples, que continua sendo o combustível mais utilizado em Portugal, viu o seu preço descer 1,3 cêntimos, passando a ostentar um preço de referência de 1,567 euros por litro.

Recorde-se que os preços aqui anunciados contabilizam já os descontos praticados pelas gasolineiras, assim como as medidas de mitigação criadas pelo Governo, no domínio dos combustíveis. As quais, no entanto, é expectável que venham a sofrer atualizações no arranque deste novo ano.

LEIA TAMBÉM
Combustíveis fósseis. AIE antecipa pico na procura ainda para esta década

Por outro lado e porque se trata de um sector liberalizado, a DGEG também recomenda a todos os consumidores que não deixem de consultar o portal 'Preços dos Combustíveis Online', de forma a conhecerem, com maior exactidão, quais os postos de combustível com os preços mais baratos, na área onde se encontram.