Classe X: eis a irreverente pick-up da Mercedes!

"Para desbravar os terrenos mais difíceis". Este poderia ser o mote da nova Mercedes Classe X, que depois de meses de antecipação após os primeiros 'teasers', acaba finalmente de ser revelada ao mundo num evento destinado à imprensa e que teve como palco a África do Sul. Com linhas mais elegantes e conservadoras do que o protótipo apresentado em outubro do ano passado, a Classe X é mais um sinal da saga interminável do construtor germânico de produzir linhas de produto que sirvam as necessidades de todos os potenciais compradores de automóveis. E igualmente a forma de a Mercedes dizer ao mercado que é possível construir e desenhar uma pick-up mais refinada do que as produzidas pela concorrência. A materialização de um desejo antigo da marca de Estugarda, e apenas possível pela rentabilidade dos seus produtos, partilha de plataformas e valor dos mercados a que este modelo se destina (Argentina, Brasil, África do Sul, Austrália, Nova Zelândia e Europa são os principais destinos, sendo que os EUA não estão colocados de parte), a nova Mercedes Classe X deixa-se ver em três versões distintas ('Pure', 'Progressive' e 'Power'), devidamente enquadradas na utilização que os clientes lhe pretendem dar.   A primeira tem por base um uso profissional como veículo de trabalho, a segunda um usufruto maioritariamente urbano e a terceira uma utilização virada para a evasão e a aventura, que é como quem diz os passeios pela praia e pelo campo em que não faltam objetos como a prancha de surf ou o kit de piquenique. A distingui-las estão os detalhes da carroçaria e o equipamento a bordo. Mas igualmente a qualidade dos materiais, com a versão 'Pure' mais rústica, chamemos-lhe assim, a 'Progressive' mais aprimorada e a 'Power' mais desportiva. Se sempre sonhou com uma pick-up de luxo, saiba que a Mercedes promete três acabamentos de topo para o habitáculo, podendo ainda dar-se ao trabalho de perder várias horas do seu dia a decidir entre seis tipos de revestimentos para os bancos e duas opções para o forro do tejadilho.   No que à tecnologia diz respeito, sistemas como o assistente de travagem automática e de estacionamento, o lane assist que ajuda a manter o veículo dentro da faixa de rodagem, o sensor que reconhece os sinais de trânsito ou comodismos como os faróis automáticos estão igualmente incluídos, provando que a democratização da tecnologia Mercedes atravessa mesmo todos os segmentos. Numa pick-up premium, o cenário não podia ser distinto.   Duas versões, em 4x2 ou 4x4 Disponível em Portugal a partir de setembro, embora ainda sem preços definidos, a Mercedes Classe X será comercializada, numa primeira fase, com duas versões Diesel: 220 d e 250 d. Capazes de produzir 163 e 190 cv, respetivamente, os dois motores poderão ser associados a uma transmissão manual de seis velocidades ou a uma automática de sete velocidades, com a marca a garantir ainda a possibilidade de dotá-la com tração 4x2 ou 4x4. No final, a escolha é mesmo sua. A pensar nos clientes para quem a potência é determinante, em particular numa utilização como veículo de reboque, a Mercedes planeia ainda a introdução, para mais tarde, da versão 350 d, cujo seis cilindros anuncia 258 cv. A tração integral permanente 4MATIC e a caixa automática 7G-TRONIC são exclusivas do mais potente Classe X da gama.     Veja o vídeo: