Tal como prometido, a Mercedes-Benz acaba de dar a conhecer o facelift das variantes Coupé e Cabrio do Classe E, completando, desta forma, uma renovação que começou em março último, com a apresentação do sedan e carrinha. E que, já sem muitas novidades, vem dotar, estas duas últimas carroçarias, da mesma nova imagem de família, desvendada pelos primeiros. Embora, claro está, com uma postura de maior estilo...
Lançados no mercado no já distante ano de 2017, Mercedes-Benz Classe E Coupé e Cabrio começam, assim, por receber novas secções frontais. Marcadas, desde logo, pela introdução de ópticas em LED redesenhadas, a par de uma nova grelha de maiores dimensões e lâminas na vertical. Soluções que, acrescente-se, passam a ser de série em todas as versões, para as quais são ainda propostas novas cores.
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Imutáveis permanecem, pelo contrário, os farolins traseiros, sendo que, para mais alterações, os clientes terão de recorrer, por exemplo, à igualmente renovada AMG Line, reforçada com novos elementos de estilo e jantes de maiores dimensões que as de 18", propostas de série.
Interior com prioridade ao luxo e à tecnologia
Já no interior dos novos Coupé e Cabrio, maiores diferenças, graças não só a novos revestimentos, decorações e volantes, como também à introdução da mais recente evolução do conhecido sistema de infoentretenimento MBUX, equipado com ecrã central cujas dimensões variam entre as 10,25 e 12,3 polegadas, além de integrando Apple CarPlay e Android Auto. Sendo que, a este, junta-se ainda o também já conhecido painel de instrumentos digital de 12,3".
Para que condutor e passageiro possam interagir mais facilmente com todas estas tecnologias, a disponibilização de um novo touchpad entre os bancos dianteiros, a par de novos volantes que trocaram praticamente a totalidade dos botões físicos, por soluções de toque capacitivo no volante. Isto, sem esquecer a presença do assistente virtual inteligente, sempre disponível para responder ao cumprimento "Olá, Mercedes".
Como opção, as novas variantes também podem incluir sistema de carregamento wireless para smartphones, além de um novo sistema de navegação, com recurso à tecnologia de Realidade Aumentada. Sendo que, no caso do Cabrio, destaque, ainda, para a manutenção do deflector aerodinâmico elétrico Aircap e do sistema de ar quente projectado para a zona do pescoço Airscarf, duas soluções que contribuem para um maior conforto.
No domínio da Segurança, tanto o Classe E Coupé, como o Cabrio, recebem, entre outras tecnologias, a mais recente evolução do sistema de travagem autónoma de emergência, Active Park Assist com câmaras 360 graus, e alerta de ângulo morto. Além de opcionais como o Head-Up Display ou a versão mais avançada do pacote Driver Assistance.
Motores encerram as maiores novidades
Apesar de todas as alterações atrás descritas, é, no entanto, nas motorizações, que os novos Classe E Cabrio e Coupé apresentam maiores novidades.
Começando pelos gasolina, destaque, desde logo e na versão E 450, para a troca do V6 3,0 litros, por um seis cilindros em linha, também 3,0 litros, biturbo, e com apoio elétrico EQ Boost. Argumentos que lhe permitem anunciar 367 cv de potência e 500 Nm de binário, sendo suplantado apenas pelo E 53 4MATIC+, que, embora utilizando o mesmo propulsor, consegue anunciar 435 cv de potência e 520 Nm de binário.
Ambas as versões contam, de série, com caixa automática de nove velocidades, sendo que, no caso do E 53 4MATIC+, o único dos dois que será comercializado em Portugal, a marca da estrela fala numa capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,4s, no caso do Coupé, e de 4,6s, no caso do Cabriolet. Ambos, com a velocidade máxima limitada a 250 km/h.
Embora para já sem mais dados, é expectável que, tanto o Cabrio, como o Coupé, venha a contar, desde o início da comercialização, com motorizações Diesel, mais especificamente, os blocos 220d e 400d. Ou seja, mecânicas quatro cilindros 2.0 e seis cilindros 3.0, com potências de 194 e 340 cv, respetivamente, ambas associadas, em princípio, ao mesmo sistema de tracção integral 4MATIC.
Lá mais para a frente, estes dois Classe E poderão vir a receber ainda uma evolução do motor Diesel OM654, cuja maior particularidade é a associação da segunda geração do sistema semi-híbrido da Mercedes, em que o motor elétrico surge integrado na transmissão. E que, segundo as últimas informações, deverá anunciar uma potência na ordem dos 265 cv.
Data de comercialização ainda por conhecer
Por conhecer, fica ainda, a data de lançamento destas novas versões no mercado, e, nomeadamente, em Portugal, assim como os preços.