Envolvido há muito na eterna disputa pelo título de hatchback de tracção dianteira mais rápido em Nürburgring, o Honda Civic Type R prepara nova geração, a qual luta já pela conquista de um ceptro que já foi seu. A demonstrá-lo, o vídeo divulgado pela marca nipónica, no qual o Type R se exibe no seu melhor - completamente ao ataque!
Ainda na forma de protótipo - a apresentação do renovado Civic está prevista para esta semana… e a TURBO vai lá estar - e, por isso, totalmente camuflado, o futuro Civic Type R está, no entanto e desde já, a procurar afirmar as suas credenciais.
Com estreia agendada para este verão, o novo Type R foi até Nürburgring, na Alemanha, à procura de um recorde que já foi seu. Motivado, também, pela (re)conquista do ceptro de tracção dianteira mais rápido na pista japonesa de Suzuka, Japão.
A passagem pelo mítico circuito alemão, onde o modelo nipónico foi, em grande parte, desenvolvido, deu-se em maio último, com o Civic Type R a colocar de fora as suas garras, embora sem a Honda dar mais qualquer explicação ou conclusões quanto à demonstração de poderio. A não ser a confirmação de que o 'hot hatch' chegará, efectivamente, este verão.
LEIA TAMBÉM
Para 2022. Honda mostra futuro Civic Type R em Suzuka
De resto e sobre este novo Civic Type R, refira-se o secretismo que continua a existir em redor do modelo, com a Honda a não confirmar sequer os rumores que têm circulado sobre o motor. O qual, parece já certo, deverá ser o último representante dos blocos de propulsão 100% térmicos comercializados pela Honda na Europa.
Com quatro cilindros ainda mais potente?
Quanto aos aspectos técnicos, os rumores garantem que este novo Type R ostentará uma versão melhorada do conhecido quatro cilindros 2.0 VTEC Turbo, muito provavelmente, com uma potência maior que os 310 cv anunciados pela versão atualmente em comercialização. O mesmo acontecendo relativamente aos 400 Nm de binário.
A encaminhar a potência para as rodas, uma cada vez mais rara caixa manual de seis velocidades, naquilo que é entendido como um apelo à condução pura.
Renault Megane R.S. Trophy-R é rival a abater
No entanto e caso o objectivo seja, mesmo, voltar a tornar-se o rei de Nürburgring, entre as propostas de tracção dianteira, o novo Honda Civic Type R vai ter de conseguir bater a marca alcançada pelo atual detentor do recorde, o Renault Megane R.S. Trophy-R. O qual, ainda em 2019, conseguiu fazer o tempo de 7:40.10 minutos.
Até aí, o recorde estava na posse, precisamente, do antecessor deste novo Civic, que, em 2017, havia conseguido fazer uma volta ao 'Inferno Verde' em 7:43.80 minutos.