Embora aguardado apenas lá mais para o final de 2022, o futuro Honda Civic Type R já foi, nalgumas ocasiões, antevisto em teasers e fotos-espia, embora sempre fortemente camuflado ou escurecido. Algo que, no entanto, não impediu uma publicação romena de revelar agora aquelas que poderão ser as linhas do próximo Type R.
O esforço, não oficial, foi feito pelos nossos colegas da Kolesa, que, recorrendo às maravilhas da tecnologia, tentaram ir além da camuflagem, desvendando aquelas que poderão ser as linhas exteriores do futuro Honda Civic Type R.
Assim, destaque para uma estética exterior mais limpa e com não tantos pormenores. O que não significa, por outro lado, que o desportivo compacto da Honda perca alguns dos seus aspectos mais identitários, como é o caso da generosa asa traseira. Sendo que, presente, mantém-se, igualmente, a saída de escape tripla, a fazer lembrar a Ferrari.
Quanto aos rumores de que o futuro Honda Civic Type R registaria uma total reformulação daquela que é, e tem sido, a fórmula original do modelo, as informações mais recentes desmentem tal hipótese. Descartando completamente a possibilidade de troca do já conhecido motor de combustão exclusivamente a gasolina, por um trem de força híbrido, assim como a substituição do sistema de tracção dianteira, por uma solução integral.
Pelo contrário, as informações apontam no sentido de uma ligeira evolução daquela que é a receita tradicional, ou seja, mantendo coo ponto de partida o já conhecido 2.0 Turbo, acoplado a uma transmissão que se encarrega de enviar a potência apenas para as rodas dianteiras.
LEIA TAMBÉM
Honda Civic Type R atualiza-se no look e eficácia
Quanto à sempre importante questão da potência, os rumores referem que a Honda estará a trabalhar no bloco de quatro cilindros para que passe a oferecer um pouco mais de potência e binário que até aqui. Até porque e segundo a marca nipónica já anunciou, o próximo Type R será, muito provavelmente, o último modelo da marca, comercializado na Europa, com sistema de propulsão sem qualquer apoio elétrico, "obrigando", de certa forma e até pelo pedigree do modelo, a uma despedida em grande.