Decorria o ano de 1922 quando, cinco semi-lagartas Citroën Scarabée d'Oré cumpriram o desafio de atravessar o deserto do Saara, realizando mais 3.170 km, ao longo de 21 dias. Prestes a celebrar cem anos sobre a realização deste feito, a marca do double chevron propõe-se repetir a proeza… em modo elétrico.
Intitulado Ë.PIC, o novo desafio foi desvendado em pleno salão "Rétromobile 2020", anunciando que a travessia será feita, desta vez, não com um só veículo, mas com três tipos veículos, do passado, do presente e do futuro.
Desta forma, arrancarão para a travessia, duas réplicas das semi-lagartas que fizeram a primeira viagem, Scarabée d'Or e Croissant d'Argent; dois veículos elétricos de série para assistência, que serão parte da gama Citroën em 2022; e um futuro concept-car 100% elétrico.
3.172 km de deserto em 21 dias
Segundo também revelou a Citroën, o objectivo é fazer uma colagem àquele que foi o percurso original, num total de 3.170 km ao longo de 21 dias. Ainda que com as necessárias adaptações, decorrentes do contexto geopolítico que se regista nalgumas das zonas atravessadas: 200 km de Touggourt a Ouargala, 770 km de Ouargala a In-Salah (via Inifel), 800 km de In-Salah a Silet (via Tamanrasset), 500 km de Silet a Tin Zaouaten, 100 km de Tin Zaouaten a Tin Toudaten, 100 km de Tin Toudaten a Kidal, 350 km de Kidal a Bourem, 100 km de Bourem a Bamba e 250 km de Bamba a Tombouctou.
Entretanto, os visitantes do Salão Rétromobile, em Paris, vão poder admirar, no stand da Citroën, a réplica do Scarabée d'Or, uma das cinco semi-lagartas da Citroën que efectuaram a primeira travessia. A qual, garante a marca francesa, está totalmente operacional e pronta a enfrentar as areias do deserto.
Quanto à segunda réplica, denominada Croissant d'Argent, está ainda em construção, devendo ficar terminada ainda este ano.
De referir ainda que o desafio sairá para a estrada apenas em 2022, data em que se celebram os 100 anos sobre a primeira travessia.
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