Citroën assinala o 54º aniversário do lendário Méhari

Foi um maio de 1968 que foi apresentado o Citroën Méhari, um descapotável com carroçaria em plástico que assinala o 54º aniversário.

Foi um maio de 1968 que foi apresentado o Citroën Méhari, um descapotável com carroçaria em plástico que assinala o 54º aniversário. A sua versatilidade e capacidade de circulação em todo o lado fizeram deste modelo uma lenda.

Com um nome derivado de uma raça de camelos de corrida e de combate, o Citroën Mehári foi apresentado à imprensa em maio de 1968, numa altura de grande convulsão em Paris. O modelo da marca francesa era inovador e original para a época, acabando por se tornar numa das lendas do fabricante gaulês, que haveria de produzir quase 150 mil unidades até 1987.

Com carroçaria totalmente em plástico, o Citroën Méhari foi concebido para uma grande variedade de aplicações, pois tanto podia ser um descapotável, uma pick-up ou uma berlina de quatro lugares. O baixo peso, a agilidade, a robustez e a capacidade de circular em todo o lado, mesmo onde mão existisse estrada, tornaram este modelo num ícone lendário, muito procurado e apreciado pelos colecionadores.

Citroën Méhari 4x4 de 1979
Citroën Méhari 4x4 de 1979

O resultado traduziu-se num veículo descapotável de dois lugares, cuja parte traseira oferecia espaço para as pernas dos eventuais passageiros que ali pudessem viajar sentados, num banco rebatível que, quando não estava a ser utilizado, dava origem a uma área de carga completamente plana, desde o para-choques traseiro até aos encostos dos bancos da frente. A capacidade de carga era de 400 kg.

Várias aplicações

O para-brisas, também ele rebatível, incluía ancoragens para dois elementos metálicos, que se uniam num arco amovível, localizado imediatamente acima dos bancos da frente. Sobre a estrutura era possível instalar uma cobertura em tecido, criando um habitáculo para os passageiros da frente. Uma vez desenrolada, cobriam-se, também, os passageiros traseiros e o compartimento de bagagens, criando, assim, uma berlina de quatro lugares.

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Entre as duas configurações, as combinações eram infinitas, com portas de tecido ou rígidas, painéis laterais de tecido e até um hardtop de plástico rígido, totalmente modular, disponível nas cores de carroçaria do Méhari.

Duas décadas em produção

O Citroën Méhari estabeleceu a reputação de conseguir vencer quaisquer obstáculos, em qualquer clima, com ou sem passageiros, no asfalto, em estradas de terra e ou até mesmo onde estas não existiam.

Adaptado tanto a Saint-Tropez como ao centro de Paris, o Méhari foi produzido em quase 150.000 unidades, incluindo 20.000 na Fábrica de Mangualde -, durante quase duas décadas, de 1968 a 1987.

A produção também incluiu as versões 4x4 que serviram no exército francês, outras capazes de serem largadas de para-quedas e que assumiram o papel de ambulâncias rápidas no Paris-Dakar de 1980, ali demonstrando as suas enormes virtudes, incluindo a capacidade de se moverem facilmente nas dunas sem ficarem presas na areia.