A Citroën vai introduzir uma versão a hidrogénio do seu furgão de dimensões médias, ë-Jumpy Hydrogen, com autonomia superior a 400 quilómetros. Primeiras entregas ainda este ano.
No âmbito da eletrificação de toda a sua gama de veículos comerciais ligeiros até final de 2021, a Citroën vai lançar uma nova versão elétrica do seu furgão de dimensões médias, ë-Jumpy Hydrogen, que combina um pack de baterias de iões de lítio com uma pilha de combustível a hidrogénio. A nova proposta vai oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros e permitir o reabastecimento de hidrogénio em menos de três minutos.
Segundo refere a Citroën, a nova solução a hidrogénio destina-se a satisfazer as necessidades de 8% das empresas que necessitam de efetuar deslocações superiores a 300 quilómetros ou que não dispõem de tempo para efetuar o carregamento do veículo durante o dia.
O Citroën ë-Jumpy Hydrogen será comercializado em dois comprimentos de carroçaria, M e XL, com 4,95 m e 5,30 m, respetivamente. Ambos os derivativos vão oferecer o mesmo volume útil e capacidade de carga das versões com motor de combustão interna, uma vez que os depósitos de hidrogénio foram instalados por baixo do piso de carga, no local onde se encontra o pack de baterias na versão elétrica.
Extensor de autonomia
O ë-Jumpy Hydrogen está equipado com uma pilha de combustível de 45 kW que produz hidrogénio ao consumir o hidrogénio armazenado num depósito de três cilindros a uma pressão de 700 bar. O veículo também possui uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 10,5 kWh que serve como extensor de autonomia, permitindo percorrer até 50 quilómetros, assumindo automaticamente o controlo quando o depósito está vazio.
A pilha de combustível assegura a autonomia do furgão, sendo a bateria utilizada em fases de transição, tais como fortes acelerações e subidas que exijam mais energia. Aquelas duas fontes de energia combinam-se para alimentar a linha motriz elétrica.
A bateria, que recupera energia durante a desaceleração, é automaticamente carregada utilizando a eletricidade gerada pela pilha de combustível de hidrogénio, para assegurar um nível de carga suficiente. Também pode ser carregada por cabo nas estações de carregamento para veículos elétricos.
LEIA TAMBÉM
Stellantis vai lançar comerciais médios a hidrogénio
O Jumpy é produzido na fábrica de SevelNord (França) e convertido no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Pilha de Combustível de Hidrogénio do Grupo Stellantis, em Russelsheim, na Alemanha. As primeiras entregas do novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen aos clientes frotistas estão agendadas para o outono de 2021 nos mercados onde já está disponível uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio.