Citroën ë-Jumpy Hydrogen. Nova versão a hidrogénio reforça gama

A Citroën vai introduzir uma versão a hidrogénio do furgão de dimensões médias, ë-Jumpy Hydrogen, com autonomia superior a 400 quilómetros.

A Citroën vai introduzir uma versão a hidrogénio do seu furgão de dimensões médias, ë-Jumpy Hydrogen, com autonomia superior a 400 quilómetros. Primeiras entregas ainda este ano.

No âmbito da eletrificação de toda a sua gama de veículos comerciais ligeiros até final de 2021, a Citroën vai lançar uma nova versão elétrica do seu furgão de dimensões médias, ë-Jumpy Hydrogen, que combina um pack de baterias de iões de lítio com uma pilha de combustível a hidrogénio. A nova proposta vai oferecer uma autonomia superior a 400 quilómetros e permitir o reabastecimento de hidrogénio em menos de três minutos.

Segundo refere a Citroën, a nova solução a hidrogénio destina-se a satisfazer as necessidades de 8% das empresas que necessitam de efetuar deslocações superiores a 300 quilómetros ou que não dispõem de tempo para efetuar o carregamento do veículo durante o dia.

O Citroën ë-Jumpy Hydrogen será comercializado em dois comprimentos de carroçaria, M e XL, com 4,95 m e 5,30 m, respetivamente. Ambos os derivativos vão oferecer o mesmo volume útil e capacidade de carga das versões com motor de combustão interna, uma vez que os depósitos de hidrogénio foram instalados por baixo do piso de carga, no local onde se encontra o pack de baterias na versão elétrica. 

Extensor de autonomia

O ë-Jumpy Hydrogen está equipado com uma pilha de combustível de 45 kW que produz hidrogénio ao consumir o hidrogénio armazenado num depósito de três cilindros a uma pressão de 700 bar. O veículo também possui uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 10,5 kWh que serve como extensor de autonomia, permitindo percorrer até 50 quilómetros, assumindo automaticamente o controlo quando o depósito está vazio.

Post-production : Astuce Productions

A pilha de combustível assegura a autonomia do furgão, sendo a bateria utilizada em fases de transição, tais como fortes acelerações e subidas que exijam mais energia. Aquelas duas fontes de energia combinam-se para alimentar a linha motriz elétrica.

A bateria, que recupera energia durante a desaceleração, é automaticamente carregada utilizando a eletricidade gerada pela pilha de combustível de hidrogénio, para assegurar um nível de carga suficiente. Também pode ser carregada por cabo nas estações de carregamento para veículos elétricos. 

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O Jumpy é produzido na fábrica de SevelNord (França) e convertido no Centro de Investigação e Desenvolvimento de Pilha de Combustível de Hidrogénio do Grupo Stellantis, em Russelsheim, na Alemanha. As primeiras entregas do novo Citroën ë-Jumpy Hydrogen aos clientes frotistas estão agendadas para o outono de 2021 nos mercados onde já está disponível uma infraestrutura de abastecimento de hidrogénio.