Revelado ao mundo em junho último, o ë-C4 X é o mais recente membro da família elétrica da Citroën e que, a partir de agora, passa a estar disponível para encomenda, também em Portugal. Quanto aos preços, começam nos 39.747 Euros.
Apresentado como uma proposta esteticamente diferente, a procurar combinar a elegância de um fastback, com a postura de um SUV e o prestígio de um quatro portas, o Citroën ë-C4 X vem posicionar-se entre o atual C4 de dois volumes e o C5 X, graças a um comprimento de 4,6 metros e 2,67 m de distância entre eixos.
Anunciando uma habitabilidade generosa, nomeadamente, nos lugares traseiros, a nova proposta 100% elétrica da marca do 'double chevron' promete, ainda, uma capacidade de carga de 510 litros na bagageira, para acomodar as bagagens de todos os passageiros. Os quais beneficiam ainda de várias soluções de conforto e tranquilidade, como é o caso dos bancos Advanced Comfort e do sistema de infoentretenimento My Citroën Plus, além da suspensão Citroën Advanced Comfort e dos 20 sistemas de segurança activa e apoio à condução.
Com quatro versões e um só motor
Aliás e no que ao equipamento diz respeito, uma oferta em Portugal que é composta por quatro versões: Feel, Feel Pack, Shine e Shine Pack. Com a opção de entrada a garantir, desde logo, ar condicionado automático, display de 5'' TFT (sem "ambi-light"), faróis ECO LED, Pack Safety, retrovisores elétricos e aquecidos, sensores de luz e chuva, travão de estacionamento elétrico e volante em pele com comandos integrados.
LEIA TAMBÉM
Citroën C4 X. Segunda interpretação de combinação de fastback com SUV
Já em termos de propulsão, um trem de força com um só motor elétrico, colocado sobre as rodas da frente e a debitar 136 cv de potência e 260 Nm, com os quais consegue ir dos 0 aos 100 km/h em 9 segundos, quando com o modo Sport activo, assim como atingir uma velocidade máxima anunciada de 150 km/h.
A juntar ao propulsor, uma bateria de 50 kW, que a Citroën diz ser capaz de garantir uma autonomia máxima de 360 quilómetros WLTP, aproveitando igualmente as vantagens da travagem regenerativa. Sendo que, uma vez esgotada a energia nas baterias, o ë-C4 X pode ser recarregado num posto público rápido, com potências até 100 kW, recuperando cerca de 10 km/min ou 80% da carga em 30 minutos; numa wallbox de 7,4 kW, em que tanto pode demorar 7,5 horas (alimentação de uma única fase) como 5 horas (alimentação trifásica e carregador opcional de 11 kW a bordo; ou, ainda, através de uma tomada doméstica, solução que a marca francesa descreve como apenas para necessidades ocasionais, não avançando, por isso, tempos.
Preços a partir de 39.737 Euros
Falando de preços, o Citroën ë-C4 X passa a estar disponível, para encomenda, em Portugal, com um valor de entrada de 39.737€. Preço pedido pela versão de entrada Feel, sendo que, o Feel Pack, surge disponível por 40.104€.
Passando à metade superior da oferta, uma versão Shine por 42.447€, ao passo que o Shine Pack, tem um preço de venda recomendado de 43.746€.
A todos estes preços, acrescem, ainda, as despesas de legalização, transporte e preparação.