Citroën aumenta potência e autonomia do ë-C4 e ë-C4 X

A Citroën introduziu uma nova combinação de motor elétrico e bateria nos modelos ë-C4 e ë-C4 X que permitiu aumentar a potência para 115 kW

A Citroën introduziu uma nova combinação de motor elétrico e bateria nos modelos ë-C4 e ë-C4 X que permitiu aumentar a potência para 115 kW (156 cv) e a autonomia para até 420 km. A nova linha motriz está associada ao nível de equipamento Shine daqueles modelos e os preços já são conhecidos para o mercado nacional.

A Citroën reforçou a oferta dos modelos ë-C4 e ë-C4 X com uma nova combinação de motor elétrico e bateria, que permitiu aumentar a potência para 115 kW (156 cv) e a autonomia para até 420 quilómetros em ciclo WLTP.

Relativamente à versão anterior, que continua disponível, a nova opção de bateria de química avançada viu a capacidade aumentar de 50 kWh para 54 kWh e como consequência a autonomia registou um incremento de quase 17%.

Segundo a Citroën, a nova bateria de iões de lítio é constituída por 102 células e 17 módulos e tem uma proporção de 80%, 10% de manganês e 10% de cobalto contra os 60% de níquel, 20% de manganês e 20% da anterior. Além disso, conta com regulação térmica líquida e uma bomba de calor para carregamento rápido.

Por sua vez, o motor elétrico é do tipo síncrono híbrido (HSM) em vez do síncrono de ímanes permanentes e desenvolve mais 15 kW (20 cv), mantendo um elevado nível de eficiência. O binário máximo de 260 Nm, imediatamente disponível, garante uma resposta rápida e agradabilidade de condução.

Melhoria na eficiência

A Citroën sublinha que a nova combinação de motor elétrico e bateria também permitiu melhorar a eficiência energética e anuncia um consumo médio de 12 kWh/100 km. Por outro lado destaca igualmente benefícios na utilização real que se traduzem em mais 30 quilómetros de autonomia em condições de tráfego urbano, mesmo com temperaturas próximas de 0°C.

Não obstante o aumento da capacidade da bateria, os tempos de carregamento não registaram alterações. Com o novo motor elétrico estão disponíveis dois carregadores de bordo no ë-C4 e ë-C4 X: monofásico de 7,4 kW de série e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW.  Outra possibilidade é o carregamento rápido num posto de 100 kW, permitindo recuperar entre 20% a 80% do nível de carga em menos de 30 minutos.

Preços conhecidos

Com a introdução da nova combinação de motor elétrico e bateria, a gama do ë-C4 e ë-C4 X conheceu uma atualização. Os níveis de equipamento Live Pack (ë-C4), Feel, Feel Pack e Shine são propostos com o motor de 100 kW (136 cv) e bateria de 50 kWh com autonomia de até 360 km. O nível de equipamento Shine está igualmente disponível com o motor de 115 kW (156 cv) e bateria de 54 kWh.

LEIA TAMBÉM
Citroën ë-C4 X. Espaço elétrico

Em termos de preços, o ë-C4 com motor de 100 kW custa, dependendo do nível de equipamento, entre 38.785€ e 43.285€, enquanto no ë-C4 X variam entre 40.735€ e 44.735€. Quanto ao motor de 115 kW, o valor é de 44.285€ no ë-C4 e de 44.435€ no ë-C4 X.