Depois da apresentação mundial, a Citroën arrancou com a comercialização do estreante ë-C3 em Portugal, através da abertura do período de encomendas. Anunciado como a expressão da mobilidade elétrica mais acessível, este novo utilitário zero emissões apresenta-se com dois níveis de equipamento, um só motor, e preços a partir de 23 300 Euros. Antes de despesas.
Apostando num visual atraente e boa dotação de equipamento de série, o Citroën ë-C3 passa, assim, a ser o automóvel de passageiros 100% elétrico mais acessível na oferta da marca do double chevron, contribuindo, também dessa forma, para uma mais rápida implementação da mobilidade exclusivamente elétrica.
No apoio a esta pretensão, uma oferta simplificada e traduzida em apenas dois níveis de equipamento, 'You' e 'Max', com o primeiro a contemplar já, não apenas a suspensão Citroën Advanced Comfort e que é uma estreia neste segmento, como também o novo Citroën Head Up Display e o 'My Citroën Play' com estação para smarthone, o planeador de viagem inteligente e-Routes, além de vários sistemas de apoio à condução.
Entre estes, estão, por exemplo, o sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Ainda com como parte do equipamento de série, sistema de ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco e travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED, em jantes de aço de 16" com embelezadores Pyrite (pneus A+ 205/55 R16) e spoiler traseiro.
A versão 'Max'
Já a versão mais equipada 'Max', acresce ao equipamento atrás citado os bancos Citroën Advanced Comfort em cinza Metropolitan, volante forrado, vidros de accionamento elétrico à frente e atrás, sistema de ar condicionado automático, ecrã táctil central de 10,25" com navegação 3D, Apple CarPlay e Android Auto, carregamento de smartphone sem fios, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C.
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No exterior, a garantia de jantes de liga leve de 17" 'Atacamite' com acabamento adiamantado (pneus A+ 205/50 R17), barras de tejadilho em preto brilhante, vidros traseiros escurecidos, faróis automáticos inteligentes e luzes traseiras LED 3D. Sem esquecer os retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente e os sensores traseiros de estacionamento.
A contrário da versão 'You', cuja pintura será de uma só cor, ainda que tendo à disposição um total de seis tonalidades, o 'Max pode ser elegido numa configuração exterior bi-tom, com o tejadilho em preto ou branco.
Com um só trem de força
Relativamente ao trem de força, uma só opção, exclusivamente elétrica, traduzida num motor elétrico de 83 kW/113 cv, associado a uma bateria de 44 kWh e carregador de bordo monofásico de 7,4 kW. Argumentos com os quais o ë-C3 consegue, por exemplo, uma autonomia superior a 300 km WLTP.
Chegado o momento de recarregar as baterias, a vantagem decorrente de suportar cargas rápidas até 100 kW, com as quais pode recuperar de 20 a 80% da capacidade total, em apenas 26 minutos, ou então e quando utilizada uma wallbox de 7 kW, em 4 horas e 10 minutos. Sendo que o cabo de carregamento para este efeito (wallbox), com seis metros de comprimento, é de série em ambas as versões.
A partir de 23 300€… sem despesas
Finalmente e quanto a preços, o Citroën ë-C3 está disponível para encomenda, em Portugal, na versão 'You', por um preço de entrada de 23 300€ (despesas de transporte e legalização não incluídas) ou, então, por 139€/mês, recorrendo ao programa de financiamento Simple Drive da marca francesa.
Já a versão topo de gama 'Max', pode ser encomendada a partir de 27 800€ (valor a que também acresce despesas) ou 189€/mês, com o mesmo programa de financiamento.
Quanto à entrega das primeiras unidades, a Citroën tem previsto dar início ao processo ainda antes do próximo verão, uma vez que o pequeno utilitário zero emissões é produzido na Europa.