Novo Citroën C3 elétrico - muito mais que o preço

Preço, qualidade e uma gama diversificada onde se inclui uma versão 100% elétrica (desde 23 300€) são os argumentos mais visíveis do novo Citroën C3 disponível a partir de 15 240€

O novo Citroën C3 tem tudo para ter sucesso.

As dimensões (4,01 metros de comprimento) mantêm-se quase inalteradas face ao modelo anterior, numa carroçaria com um desenho moderno, mas aquilo que mais destacamos é a diversidade da oferta a par do preço que começa nos 15 240€, no caso da versão com o motor a gasolina de 100 cv.

A maior altura ao solo (10 centímetros) e as barras no tejadilho conferem-lhe um certo estilo (SUV) aventureiro.

A “bandeira” da nova geração do Citroën C3 é, no entanto, a proposta 100% elétrica.

O preço (desde 23 300€) e a autonomia anunciada de 320 km colocam o novo e-C3 como a referência entre os elétricos mais baratos, estatuto reforçado com a qualidade e, ainda mais importante, graças à utilização de diversos dispositivos de segurança de última geração. Um dado muito importante dado que a alternativa ao e-C3, em termos de preço é o Dacia Spring (20 400€ e menos 90 km de autonomia) cuja qualidade geral não lhe confere, sequer, o estatuto de concorrente, a que se junta a ausência de preocupações com a segurança, facto refletido nos maus resultados obtidos nos testes de segurança levados a cabo pelo EuroNcap.

Além disso, o modelo romeno utiliza um motor cuja potência não vai além dos 44 cv (33 kW), enquanto no Citroën e-C3 a potência anunciada é de 113 cv (83 kW).

Assente na nova plataforma Smart-car desenvolvida especialmente para servir os automóveis elétricos mais pequenos da Stellantis, o Citroën e-C3 conta com uma bateria de 44 kWh que pode receber carregamento de até 100 kW, situação em que demora 26 minutos para elevar o nível e energia dos 20% até 80%.

Para o segundo semestre de 2025 está, entretanto, prevista a chegada de uma versão do e-C3 equipada com uma bateria mais pequena (autonomia de 200 km) que custará 19 900€.

Gama ambiciosa

Além da proposta 100% elétrica na qual a Citroën deposita justificadas esperanças, o C3 está disponível com o bloco de três cilindros a gasolina sobrealimentado de 1,2 litros, cuja potência alcança os 100 cv, o mesmo valor anunciado para a versão e-Hybrid, que utiliza este mesmo bloco, mas conta com a “ajuda” de um motor elétrico de 21 cv que é alimentado por uma pequena bateria auto-carregável com 0,89 kW.

Além de melhorar as prestações, a Citroën refere que a principal vantagem reside na redução dos consumos (não divulgados) e das emissões de CO2 em 10 g/100 km, como resultado, sobretudo, do facto de, segundo a marca, cerca de 50% dos trajetos urbanos poderem sem cumpridos em modo 100% elétrico.

No que à mecânica diz respeito as versões a combustão e elétrica têm em comum a utilização da suspensão Citroën Advanced Comfort que se caracteriza pela utilização de batentes hidráulicos progressivos que controlam de forma mais eficaz os movimentos verticais e horizontais da carroçaria, assegurando a preservação dos níveis de conforto de referência, que caracterizam a Citroën.

Para esse objetivo contribuem, também, os novos bancos que recorrem a espuma de maior densidade, num interior onde o espaço para os ocupantes aumentou (a capacidade da bagageira chega aos 310 litros) e, apesar da utilização de materiais rígidos, a precisão da construção está em bom plano, superando de forma evidente os rivais direto.

No nível de entrada (You) o equipamento de série comporta, por exemplo, o ar condicionado, o head-up display, o volante com comandos para diversas funções e as barras no tejadilho mas com um acréscimo que ronda os 2000€ o Pack Plus aumenta o conforto e as funcionalidades, ao adicionar o ar condicionado automático e, principalmente, o display central de 10.25 polegadas onde pode estar alojado o sistema de navegação, a camara de marcha-atrás e onde também podemos espelhar diversas funcionalidades dos nossos smarthphone (sem fios).

Está também disponível o nível Max que pode ter o tejadilho pintado de cor diferente da carroçaria e jantes de 17 polegadas.

Em termos de segurança todas as versões possuem avisador de colisão iminente, com travagem de emergência, seis airbags e avisador de desvio de faixa de rodagem.