Ë-Berlingo Multispace reforça gama elétrica da Citroën

O mais recente membro da gama elétrica é o Citroën ë-Berlingo Multispace, que chega em janeiro. Preços de lançamento também são conhecidos.

Já são nove os modelos electrificados da Citroën, incluindo quatro totalmente elétricos. O mais recente membro da família é o e-Berlingo Multispace, que chega em janeiro. Preços de lançamento também são conhecidos.

A gama elétrica da Citroën foi reforçada com o novo ë-Berlingo Multispace, que se vem juntar aos modelos Ami, ë-C4 e ë-Spacetourer, já em comercialização no mercado nacional. 

Com chegada prevista para janeiro de 2022, o multiusos elétrico compacto da Citroën será proposto em dois comprimentos de carroçaria, M e XL, com 4,60 metros e 4,75 metros, respectivamente. A variante longa contará com uma versão de sete lugares. A gama estará disponível em três níveis de equipamento: Feel, Shine e Shine Pack. Este última deverá representar a maioria das vendas do Citroen ë-Berlingo Multispace. 

A nova proposta elétrica da marca do double chevron foi desenvolvida para oferecer o mesmo nível de modularidade, habitabilidade e conforto da versão de combustão. "Não fizemos quaisquer compromissos", sublinharam os responsáveis da Citroën, durante a apresentação dinâmica nos arredores de Paris. 

Bateria de 50 kWh

O Citroën ë-Berlingo Multispace vem equipado com uma bateria de iões de lítio com uma capacidade de 50 kWh que assegura uma autonomia de até 280 quilómetros em ciclo WLTP. Para recuperar a carga da bateria, este modelo pode receber um carregador de bordo monofásico de 7,4 kW ou trifásico de 11 kW.

Em função da solução de carregamento utilizada, a bateria pode voltar a capacidade total em cerca de 5 horas numa wallbox trifásica de 11 kW, em 7h30 se for utilizada uma ligação monofásica de 7,4 kW ou em cerca de 15 horas numa tomada doméstica de 220V. Em alternativa também é possível recorrer a um posto rápido, sendo possível recuperar até 80% da capacidade da bateria em cerca de 30 minutos.

A Citroën anuncia um consumo médio de energia de 18 kWh por cada 100 quilómetros percorridos, o que se traduz num custo de cerca 3,6 euros.

O motor elétrico de 100 kW (136 cv) de potência e 260 Nm de binário gere a tração em função do modo de condução selecionado e das condições de circulação. A velocidade máxima, porém, encontra-se limitada a 135 km/h.

Três modos condução

Os diferentes modos de condução são ativados através do seletor associado ao comando específico ë-Toggle, já conhecido de outros modelos da Citroën, que comanda a transmissão através das funções Park, Rear, Neutral, Drive e Brake. Para melhor compromisso entre economia e prestações dinâmicos, o utilizador pode optar pelo modo Normal. que disponibiliza uma potência de 80 kW e um binário de 210 Nm.

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Se a preferência recair na otimização do consumo de energia, então a opção será o modo Eco que limita a potência a 60 kW e o binário a 180 Nm, além de diminuir o desempenho do aquecimento e do ar condicionado, sem os desativar. Para situações de maior carga e percursos acidentados com subidas pronunciadas está disponível o modo Power que disponibiliza a potência máxima de 100 kW e o binário de 260 Nm.

Para otimizar a autonomia, o Citroën ë-Berlingo Multispace conta com um modo "Brake", ativado pelo um botão "B" localizado na consola central, que assegura uma maior recuperação de energia nas fases de desaceleração e travagem.  

Painel digital

O Citroën é-Berlingo estreia um painel de instrumentos digital, de alta definição, com 10" (de série no nível Feel Pack) que proporciona uma maior qualidade das informações relacionadas com as ajudas à condução e da navegação. 

A consola central, por sua vez, integra um ecrã tátil de oito polegadas com um menu específico "Energia", que dá acesso às especificações elétricas do veículo como, por exemplo, o fluxo de energia, apresentando, em tempo real, o funcionamento da cadeia de tração elétrica do veículo com o modo de condução ativo, o motor elétrico e o nível de carga da bateria de tração, incluindo as estatísticas de consumo, incluindo a média do percurso em kWh, ou a ativação do carregamento diferido ou da função de pré-condicionamento térmico.

Como a bateria foi instalada por baixo do piso do compartimento dos passageiros e o motor elétrico na parte dianteira do veículo, onde normalmente se encontra o motor de combustão interna, o ë-Berlingo Multispace oferece o mesmo espaço interior e modularidade. O acesso é facilitado pelas amplas portas laterais, enquanto o amplo portão traseiro permite carregar ou descarregar objetos pesados ou volumosos.

A bagageira oferece um volume útil de 775 litros na versão M e de 1050 litros na XL na configuração de cinco lugares, podendo chegar aos 4000 litros com o rebatimento dos assentos traseiros, formando um piso plano.

A segunda fila dispõe de três bancos individuais, do mesmo tamanho, e proporciona um espaço generoso para as pernas dos passageiros. Em termos de arrumações estão disponíveis 26 espaços, que no seu conjunto oferecem uma capacidade de 167 litros. Só o Modutop permite receber 92 litros.

Assistência à condução

Para apoiar a condução, o ë-Berlingo conta com 18 sistemas de assistência, destacando-se um Head-Up Display, que faz a estreia no segmento, o Active Brake Assist, o alerta ativo de transposição involuntária da faixa de rodagem, o controlo de estabilidade do reboque, reconhecimento alargado de painéis de velocidade, Grip Control com Hill Assist Descent, entre outros.

A versão M do Citroën ë-Berlingo Multispace terá preços a partir de 34.980 euros no nível Feel, 36.410 euros no Shine e 37.310 euros no Shine Pack. A versão XL de sete lugares com nível de equipamento Shine Pack será proposta a partir de 38.510 euros. 

Apesar de constituir um segmento pequeno em termos de volume de vendas, a Citroën acredita que a versão elétrica do Berlingo Multispace deverá representar cerca de 60% do total deste modelo já em 2022.