O novo topo de gama da Citroën é o C5 X Hybrid que foi projetado para se viajar à grande e à francesa em autêntica classe executiva. Espaço e conforto para todos os ocupantes é coisa que não falta a bordo nem sequer um equipamento bastante completo. Uma das versões disponíveis é a híbrida plug-in com 225 cv, claramente configurada para uma utilização do tipo familiar.
Construído sob a mesma plataforma multienergia EMP2 da Stellantis que partilha com outros modelos do grupo como, por exemplo, o Peugeot 408, o Citroën C5 X assinala o regresso da marca do duplo "chevron" ao centro do segmento D e com um conceito que combina três estilos de carroçaria: berlina, carrinha e SUV.
A semelhanças entre as proporções das carroçarias do C5 X e do 408 são evidentes, com o Citroën a assumir uma postura mais conservadora perante as linhas dinâmicas do Peugeot.
Em termos de dimensões, o Citroën C5 X é claramente maior no comprimento exterior do que o Peugeot 408, com 4,81 metros contra 4,69 metros, mas a largura (1,87 metros), a altura (1,49 metros) e a distância entre-eixos (2,79 metros) são iguais.
O estilo do C5 X apresenta elementos que fazem a ligação aos topo de gama históricos da Citroën como o capot longo, as linhas fluídas e aerodinâmicas, a linha de cintura elevada e os guarda-lamas traseiros rebaixados. A modernidade está patente na mais recente assinatura luminosa e tecnológica da Citroën, em forma de "V" deitado e nos projetores LED, quer à frente, quer atrás.
A tampa da bagageira, por sua vez, tem um ângulo quase de um coupé e integra dois spoilers. A funcionalidade é a típica de uma carrinha, graças à abertura ampla e ao piso de carga baixo, facilitando a utilização quotidiana. A capacidade é de 485 litros que pode ser ampliada até aos 1580 litros com o rebatimento dos assentos traseiros numa configuração 40/20/40.
Classe executiva
A longa distância entre-eixos de 2,79 metros permitiu à Citroën disponibilizar um habitáculo bastante espaçoso para todos os ocupantes que, além disso, viajam com um conforto digno de uma classe executiva, o que se deve aos bancos Advanced Comfort, com espuma de densidade variável, tal como num sobrecolchão.
Os passageiros que viajam nos bancos traseiros também não têm problemas de espaço para as pernas nem de largura para os ombros ou altura para a cabeça.
O agradável ambiente a bordo é reforçado pela luminosidade proporcionada pela ampla superfície vidrada e pelo grande tejadilho panorâmico em vidro.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_exterior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_exterior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_exterior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_exterior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_exterior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_exterior_006.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_001.jpg]A maior altura ao solo relativamente a uma berlina tradicional (19,4 centímetros) traduz-se numa posição de condução ligeiramente mais elevada entre cinco a sete centímetros, mas, na verdade, isso não se nota muito atrás do volante multifunções. Este último tem dimensões normais, sendo cortado em baixo, e um bom tacto.
O painel de instrumentos é relativamente pequeno e em comparação com o do Peugeot 408 tem um aspecto simples e básico. Por outro lado, o Citroën conta com um generoso Head-Up que projeta as informações de condução no pára-brisas e num formato de grandes dimensões.
Equipamento completo
Como topo de gama da Citroën, o C5 X oferece uma construção sólida, mas a qualidade dos materiais varia bastante e de cima para baixo. No topo do painel de bordo encontram-se aqueles com superfícies mais suaves ao tacto, mas mais para baixo existem plásticos mais rijos.
A consola central aloja um ecrã tátil de 12", que foi concebido como o de um tablet convencional, sendo personalizável, com preferências de visualização, bem como com widgets no ecrã inicial.
Os comandos da climatização estão localizados mais abaixo e possuem botões físicos. Em termos de conectividade estão disponíveis quatro entradas USB, mas todas do tipo C, e carregador sem fios para smartphone.
Como seria de esperar num topo de gama da Citroën, a dotação de série da versão mais equipada do C5 X Hybrid, Shine Pack, é bastante completa, não faltando o banco do condutor e do passageiro com regulação elétrica e aquecimento, ar condicionado bi-zona, portão traseiro com acionamento elétrico, recarga sem fios para smartphones, ajuda ao estacionamento dianteiro e traseiro, câmara de visão traseira 360º, sistema de navegação, reconhecimento de sinais de trânsito, entre outros.
Opcionais na unidade ensaiada são os estofos Ambiente Hype Adamantium (600€) e o cabo de carregamento Modo 3 (360€).
Linha híbrida plug-in
No capítulo mecânico, o Citroën C5 X Hybrid está equipado com uma linha motriz híbrida com bateria recarregável externamente que combina um motor a gasolina 1.6 PureTech de 180 cv com um outro elétrico de 81 kW (110 cv), sendo o sistema gerido por uma caixa automática de oito velocidades. A potência combinada de 225 cv é transmitida às rodas dianteiras.
Com a bateria de iões de lítio de 12,4 kWh carregada, a Citroën anuncia que o C5 X Hybrid pode percorrer até 55 quilómetros em modo elétrico até uma velocidade máxima de 135 km/h, mas num mundo real um valor de 40 quilómetros é mais realista, mas, mesmo assim, é suficiente para a maioria das deslocações pendulares, desde que, naturalmente, o utilizador tenha a preocupação de carregar a bateria. Neste capítulo, a marca francesa propõe dois tipos de carregadores de bordo: 3,7 kW, que é de série; e 7,4 kW, em opção.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroe-C5-X-PHEV_galeria-interior_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-CX-5-PHEV_galeria-interior_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_interior_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-CX-5-PHEV_galeria_interior_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-CX-5-PHEV_galeria_interior_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Citroen-C5-X-PHEV_galeria_interior_006.jpg]Com o carregador de bordo de série é possível recuperar o nível de carga máximo da bateria em 7h05 minutos numa tomada doméstica de 220V ou em 3h55m num ponto de carregamento de 16A ou em 3h25m num de 32A. Com recurso ao carregador opcional de 7,4 kW consegue-se diminuir o tempo necessário para 1h40m num posto de 32A.
O condutor pode selecionar entre os vários modos oferecidos pela caixa automática de oito velocidades através de um comando localizado na base da consola central. Além dos comandos tradicionais neste tipo de transmissão (R, N, D) existem dois botões adicionais para colocar a caixa em parque (P) e um outro B (Brake) que ativa a travagem regenerativa nos veículos equipados com motorizações híbridas plug-in.
Além disso, existe um seletor do programa de condução que permite escolher os modos Elétrico, Híbrido e Sport.
Vocação familiar
A potência combinada de 225 cv permite ao Citroën C5 X Hybrid acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,8 segundos, garantindo arranques bastante rápidos e convincentes. Todavia, está longe de proporcionar um comportamento desportivo, já que a sua vocação é claramente de um familiar.
O condutor pode escolher um modo de regeneração da energia de travagem "B", ativado na base da consola central, que faz aumentar a retenção na desaceleração e torna a condução urbana mais suave, mas os ganhos de autonomia elétrica não são percecionados pelo utilizador.
Numa condução mais relaxada vem à tona o refinamento da linha motriz híbrida plug-in, com o motor elétrico a garantir a assistência adequada para que o motor de combustão mantenha um funcionamento suave. Como consequência não se ouve muito o propulsor de quatro cilindros. Além disso, a assistência elétrica ajuda a caixa automática de oito velocidades a engrenar as mudanças com suavidade. Se o condutor carregar mais no acelerador, a transmissão responde mais vigorosamente e já não é tão suave.
No que se refere ao consumo de combustível, o computador de bordo registou uma média de 3,4 litros nos primeiros 100 quilómetros, acima dos 1,3 l/100 km, e após a bateria ficar descarregada esse valor sobe para valores entre 5,9 l/100 km e 6,2 l/100 km.
Assistências várias
A vocação familiar do C5 X Hybrid é reforçada pelo elevado conforto proporcionado pela combinação dos bancos Advanced Comfort com a suspensão ativa Citroën Advanced Comfort, que, com os seus quatro modos à escolha, aumenta a eficácia dos batentes hidráulicos progressivos, contribuindo com mais suavidade ao rolar na estrada.
O conjunto suspensão / pneus só apresenta algumas dificuldades a absorver a bandas sonoras mais altas que os nossos autarcas fazem questão em "plantar" copiosamente nas estradas. Nas outras situações, a suspensão digere com eficácia as irregularidades do piso.
A direção, por sua vez, é adequada para os trajetos citadinos, mas em troços de mais sinuosos já é notória a falta de comunicação entre a estrada e o volante.
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Para apoiar a condução, o C5 X Hybrid está equipado com vários sistemas de assistência, incluindo o Highway Driver Assist que combina o regulador de velocidade adaptativo com função Stop & Go e o assistente de manutenção na faixa de rodagem para que o condutor já não precise de gerir a velocidade ou a trajetória, uma vez que é o veículo a encarregar-se dessas funções.
O topo de gama da Citroën conta ainda com outros dispositvos como o sistema de monitorização do ângulo morto de longo alcance, o alerta de tráfego atrás do automóvel, que deteta um potencial perigo na zona imediatamente atrás do veículo, a câmara traseira Top 360 Vision, o acesso e arranque mãos-livres ou o reconhecimento de sinais de trânsito e de limite de velocidade, entre outros.
Veredicto
Proposto a partir de 49.902 euros, o Citroën CX 5 Hybrid 225 Shine Pack oferece um ambiente sofisticado e luxuoso a bordo. A mecânica é a mesma do Peugeot 408 GT Plug-In Hybrid 225 e garante baixos custos de utilização desde que, naturalmente, se carregue a bateria, sendo possível obter uma média combinada de 3,4 l/100 km.
Além disso, o CX 5 Hybrid 225 não só é maior do que 408 GT Plug-In Hybrid, com o qual partilha a mesma plataforma, como também é ligeiramente mais barato, embora a diferença seja pouco significativa. A estética não é tão radical, mas continua a ser impressionante como se quer num familiar de segmento D. O conforto, por outro lado, está em linha com a longa tradição da Citroën neste domínio.
Citroën C5 X Hybrid 225 Shine Pack
Preço 49.902€ (unidade ensaiada 50.862€)
Motor Gasolina 4 cil, 1598 cc + elétrico
Potência 225 cv (181 cv + 110 cv)
Binário 360 Nm às 500 - 2500 rpm
Transmissão Dianteira, Auto., 8 vel.
Peso 1926 kg
Comp./Larg./Alt. 4,81/1,87/1,49 m
Dist. entre eixos 2,79 m
Mala 485 - 1580 l
Desempenho 7,8 s 0-100 km/h; 233 km/h Vel. Máx.
Consumo 1,3 (3,4*) l/100 km
Emissões 30 g/km
* Medições Turbo
GOSTÁMOS
- Conforto
- Habitabilidade
- Sistema híbrido
NÃO GOSTÁMOS
- Visibilidade traseira
- Mala
- Comportamento em curva