Crossover médio na oferta da marca do double chevron, o Citroën C5 Aircross acaba de receber a sua mais recente renovação, para 2022, centrada no reforço do conforto, como também num design mais forte e prestigiante. Embora e para já, ainda sem data ou preços conhecidos para Portugal.
Lançado no mercado em 2018, o Citroën C5 Aircross regista, até ao momento, mais de 260 mil unidades vendidas em todos os mercados onde marca presença. Com a motorização híbrida plug-in, por exemplo, a representar mais de 30% do mix de vendas na Europa.
Com a atualização agora apresentada, o SUV compacto da Citroën assume, não somente, uma mudança de expressão, como também a vontade de subir de patamar, em termos de percepção de qualidade e elegância. Com as maiores diferenças a fazerem-se sentir, desde logo, na secção dianteira, onde a promessa de linhas mais elaboradas, a par de uma construção vertical gradual da frente, anunciam uma presença mais larga e imponente na estrada.
Ainda entre as novidades, uma nova interpretação do logótipo da Citroën, com os chevrons em negro lacado e complementados com acabamento cromado, luzes diurnas LED com nova assinatura em V, projectores LED Vision escuros a prolongarem visualmente a grelha preta e entradas de ar redesenhadas, além de adornadas por novas inserções.
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Já nas laterais, das quais sobressai uma altura ao solo de 230 mm, novas jantes Pulsar de 18 polegadas, capas dos retrovisores e barras do tejadilho em Preto Brilhante, e Airbumps com novas cores. Com a renovação a terminar na traseira, onde é possível encontrar uma nova assinatura visual, resultante de novos farolins tridimensionais em LED, a que a marca acresce, ainda, um extenso rol de soluções de personalização.
Personalização que, acrescente-se, vai desde a renovada oferta em termos de cores de carroçaria, até ao tejadilho preto de dois tons e às barras de tejadilho com acabamento Shine.
Habitáculo mais refinado e com mais conforto
Passando ao habitáculo, promessas de uma atualização mais dinâmica e refinada, com melhorias no espaço e no conforto, mas também com um novo ecrã táctil de 10 polegadas, além do já conhecido painel de instrumentos 100% digital e totalmente personalizável de 12,3 polegadas.
Contudo e porque o conforto continua a ser uma prioridade no C5 Aircross, a integração da nova geração de bancos Citroën Advanced Comfort já presentes nos modelos C4 e C5 X, e que a marca francesa garante oferecerem o melhor em termos de conforto visual, conforto de utilização e conforto de condução. Bem como a melhor manutenção a longo prazo.
Igualmente refinadas, foram as cores e os materiais, com todos os ambientes disponíveis a ganharem novos acabamentos. Isto, ao mesmo tempo que, na continuidade do tablier, uma nova consola central, com novo seletor de velocidades e-Toggle e um novo botão de selecção dos modos de condução já com a função Grip Control integrada, além de um generoso compartimento de arrumação, onde também existem duas entradas USB e um carregador sem fios.
Passando à habitabilidade, a manutenção não somente dos 2.730 mm de distância entre eixos, como também dos três bancos traseiros individuais, deslizantes, reclináveis e retrácteis. Complementados por uma bagageira com um valor recorde para o segmento - de 580 a 720 litros nas versões com motores a gasolina e Diesel, e de 460 a 600 litros nas motorizações PHEV.
Com PHEV e muitas tecnologias à disposição
E já que falamos de motores, momento para revelar que a oferta não sofrerá quaisquer alterações, com o destaque a manter-se na motorização híbrida plug-in. A qual, além de promessas de uma maior sensação de maior bem-estar, anuncia ainda uma autonomia exclusivamente elétrica de até 55 quilómetros. Isto, desde que mantida a velocidade abaixo dos 135 km/h.
Igualmente a favorecer esta opção, a possibilidade de usufruir de uma série de serviços e funcionalidades, tanto no veículo, como através do smartphone, não faltando sequer a possibilidade de programação dos tempos de carregamento. Sendo que, uma vez ligado à tomada, o C5 Aircross PHEV necessita, apenas e segundo a Citroën, de menos de duas horas, para, recorrendo a uma wallbox, recarregar totalmente as baterias.
De resto e ainda no capítulo da tecnologia, a presença de 20 sistemas de assistência à condução, como é o caso do Highway Driver Assist, um sistema de condução autónoma de nível 2, aqui combinado com o Adaptive Cruise Control, com função Stop&Go. Assim como com o sistema Active Lane Departure Warning.
Sem data ou preços conhecidos
Finalmente, por conhecer mantém-se, contudo, quer a data em que o renovado C5 Aircross chegará aos concessionários nacionais da marca, como a atualização dos preços que certamente trará.