Conheça os preços. Citroën C5 Aircross estreia híbrido de 48V

A Citroën acaba de aumentar a oferta na gama C5 Aircross em Portugal, com a introdução da motorização Hybrid de 48V. Já disponível.

A Citroën acaba de aumentar a oferta na gama C5 Aircross em Portugal, com a introdução da primeira motorização híbrida de 48V, sem necessidade de carregamento externo. Com a designação comercial de Hybrid 136, esta nova solução está já disponível para encomenda, nos concessionários.

Inédita neste modelo, esta nova motorização conjuga um três cilindros 1,2 litros PureTech a gasolina de nova geração, a debitar 136 cv (110 kW) e 230 Nm de binário às 1.750 Nm, com um motor elétrico síncrono de ímanes permanentes capaz de desenvolver uma potência de pico de 28 cv (21 kW) e um binário de 55 Nm praticamente desde o arranque.

A somar a estes dois, um motor de arranque por correia, alimentado a 48V e que tem por objectivo fazer arrancar o motor a gasolina de uma forma rápida e reativa, assim como uma bateria de iões de lítio de 48V, com uma capacidade disponível de 432 Wh, e que, instalada sob o banco do condutor, recarrega automaticamente durante determinadas fases da condução.

LEIA TAMBÉM
CEO da Citroën acredita que os elétricos vão "matar" os SUV

Ao mesmo tempo e graças a um conversor de tensão, uma parte da eletricidade produzida pelo motor elétrico de 48V é transformada em 12V para alimentar os equipamentos do automóvel.

Mais poupado

Segundo a Citroën, o C5 Aircross Hybrid 136 consegue efectuar até 50% das deslocações em cidade, em modo elétrico e com zero emissões, além de garantir uma poupança de cerca de 1 litro de combustível (-15%), em cada 100 quilómetros, quando comparado com a motorização PureTech 130 EAT8.

Copyright: Adrien Cortesi @ ContinentalProductions

Já em termos de prestações, a nova motorização consegue oferecer, nas acelerações fortes, um acréscimo de cerca de 12 cv.

Em termos de versões e equipamentos, este novo motor é proposto com os mesmos níveis de acabamento dos restantes irmãos, ou seja, o Feel Pack, C-Series e Shine, enquanto, nos equipamentos, a maior diferença surge no painel de instrumentos atualizado com um ecrã específico, em que se torna possível acompanhar todas as incidências do funcionamento do sistema de motorização híbrido.

A partir de 39.380€

A terminar, referir que o Citroën C5 Aircross Hybrid 136 está já disponível para encomenda, com preços a partir de 39.380€.

Copyright: Adrien Cortesi @ ContinentalProductions

Quanto à chegada das primeiras unidades aos concessionários nacionais, está prevista para o segundo semestre de 2023.