A Citroën reforça a oferta para o segmento médio com o C4 X e o ë-C4 X, que combina a silhueta de um fastback com o espírito de um SUV. Para o mercado nacional vem apenas, a partir de outubro, a versão elétrica com 100 kW e autonomia de até 360 km.
Após o lançamento do C5 X, a Citroën prossegue a sua ofensiva com o lançamento de produtos posicionados a meio caminho entre uma berlina e um SUV com a apresentação para o segmento médio dos novos C4 X e ë-C4 X.
O design destes modelos procura fazer a síntese entre a silhueta de um fastback com o visual de um SUV, bem como o requinte e o espaço a bordo de uma berlina de 4 portas.
Com um comprimento de 4,60 m, os ë-C4 X e C4 X encaixam, perfeitamente, na gama Citroën, entre o C4 de dois volumes (4,36 m) e o C5 X (4,80 mm). A sua distância entre eixos de 2,67 m é idêntica à do C4 de dois volumes, sendo ambos são baseados na plataforma CMP).
O interior é amplo e espaçoso, graças à experiência Advanced Comfort da Citroën. Os passageiros dos lugares traseiros sentirão, em particular, os benefícios graças a um espaço para joelhos na segunda fila de 198 mm, ultra generoso na sua classe, e um encosto de banco mais inclinado (27 graus), enquanto a largura exterior de 1.800 mm permite que três pessoas se sentem confortavelmente lado a lado, com uma largura total de 1.366 mm ao nível dos ombros e de 1.440 mm ao nível dos cotovelos.
Só elétrico em Portugal
Muitos mercados europeus - Áustria, Bélgica, Alemanha, Luxemburgo, Países Baixos, mercados nórdicos, Portugal e Reino Unido – irão oferecer, em exclusivo, a versão elétrica ë-C4 X, enquanto os restantes mercados da Europa, do Médio Oriente e de África irão comercializar tanto o ë-C4 X como o C4 X térmico, a gasolina ou a diesel.
O Citroën ë-C4 X vem equipado com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e 260 Nm de binário instantâneo, que permite uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 9,5 segundos em modo Sport, e atingir uma velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de 50 kWh é do tipo iões e lítio de elevada tensão (400 V) e tem uma autonomia homologada de 360 km (WLTP).
LEIA TAMBÉM
Já o conduzimos. Citroën C5 X chega no verão com motores PHEV e gasolina
A bateria pode recuperar até 80% da sua capacidade em 30 minutos num posto rápido de 100 kW DC. Numa wallbox de 7,4 kW, a bateria demora até 7h30 a carregar por completo.
Os novos Citroën ë-C4 X et C4 X serão produzidos exclusivamente na Europa, para todos os mercados, na fábrica da Stellantis de Villaverde, nas imediações de Madrid (Espanha), e as vendas começarão progressivamente no outono de 2022.