Embora com “pézinhos de lã” em alguns mercados europeus (expressão que também poderá ser encarada como um elogio, tratando-se de um Citroën…), a verdade é que, desde que foi lançada em 2021, a quarta geração do C4 e C4X tem conseguido um desempenho comercial muito assinalável na Europa. Confirmado não apenas no segundo lugar, entre as berlinas compactas do segmento C, com que terminou o primeiro trimestre de 2024, como também no terceiro posto entre as propostas equipadas exclusivamente com motores térmicos.
Impulsionada por estes resultados, a Citroën não deixou de incluir a gama C4 nos esforços renovação total a que tem vindo a sujeitar toda a sua gama, visando não somente a sua adequação às mais recentes tendências do mercado, como também e principalmente, àqueles que são os novos ventos de mudança que atravessam a marca do double chevron; em termos de imagem, mas também no que a qualidades e tecnologias diz respeito.
Entretanto e numa iniciativa que só poderá pecar por tardia, até porque os novos C4 e C4X já se encontram em comercialização em Portugal (pode ler um ensaio mais pormenorizado, feito em solo nacional, já na próxima edição da revista TURBO), a Citroën convidou alguns media portugueses, entre os quais a TURBO, para um primeiro contacto com o novo C4, em terras de Espanha. Aliciante que, no entanto, acabou funcionando como uma espécie de complemento àquela que foi a principal aliciante nesta viagem até Barcelona, a apresentação dinâmica do novo C3 Aircross, sobre a qual também daremos, em breve, aqui conta.