A Citroën revelou a versão térmica da nova geração do C3 que aposta num preço competitivo para se impor no segmento B. Na fase de lançamento estará disponível com um motor a gasolina de 1,2 litros de 100 cv e dois níveis de equipamento: You e Max. Primeiras entregas estão previstas para o verão.
Após o lançamento da versão elétrica do C3, a Citroën revelou a restante gama com motorizações térmicas e vai apostar numa estratégia agressiva de preço para se impor entre as berlinas do segmento B.
O Citroën C3 térmico vai ser lançado com motor a gasolina 1.2 PureTech com 100 cv e caixa manual de seis velocidades. As primeiras entregas estão previstas para o verão. No final de 2024 passar a estar disponível para encomenda uma motorização com tecnologia híbrida suave de 48V, também com potência de 100 cv, que permite realizar até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico.
Segundo a Citroën, a hibridização permite "combinar as vantagens da gasolina e da eletricidade", com dois motores que funcionam em conjunto ou separadamente, de forma automática e sem intervenção do condutor.
Hybrid 48V
Baseado na tecnologia Hybrid 48V, é composto por uma bateria de iões de lítio de 48V que se recarrega durante certas fases da condução, um motor a gasolina de três cilindros de 100 cv (75 kW) de nova geração, concebido especificamente para se adaptar a este novo sistema híbrido e acoplado à nova caixa de velocidades eletrificada de dupla embraiagem ë-DCS6 que integra um motor elétrico ë-Motor de 21 kW.
LEIA TAMBÉM
Citroën ë-C3. Chegou o hatchback elétrico de segmento B mais acessível do mercado
O sistema híbrido suave não só garante agradabilidade de condução, graças a um binário de 205 Nm (55 Nm para o motor elétrico) como proporciona uma redução das emissões e do consumo de combustível em cerca de 10% relativamente a uma motorização congénere a gasolina não eletrificada.
Esta versão está certificada com 117 g/km de CO2 no ciclo combinado WLTP. Em acelerações mais fortes, o motor elétrico disponibiliza mais 9 kW (12 cv) de potência.
Prioridade ao conforto
Com um comprimento exterior de 4,01 metros, o Citroën C3 foi projetado para ser prático e ágil em cidade, sendo apenas 1,9 centímetros mais comprido e 10 centímetros mais alto do que a geração que substitui. A altura ao solo passou de 13,5 centímetros para 19,7 centímetros, conferindo a este modelo um aspeto de SUV. Por outro lado, facilita as entradas e saídas, o que constitui um fator de conforto para os utilizadores.
Os automóveis da Citroën ganharam reputação por proporcionarem um elevado conforto aos ocupantes durante as viagens e o novo C3 não quer deixar cair a tradição em saco roto. O novo compacto da marca do "double chevron" recebeu, pela primeira vez, as suspensões com duplo batente hidráulico progressivo, as quais são de série em todas as versões.
[https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Citroen-C3-galeria_001.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Citroen-C3-galeria_002.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Citroen-C3-galeria_003.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Citroen-C3-galeria_004.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Citroen-C3-galeria_005.jpg,https://www.turbo.pt/wp-content/uploads/2024/04/Citroen-C3-galeria_006.jpg]Exclusivas da Citroën, as suspensões Citroën Advanced Comfort garantem aos ocupantes uma sensação única de conforto a bordo, sendo utilizados dois batentes em cada canto do veículo, em conjunto com o amortecedor e a mola, um para a compressão e outro para a descompressão (ou ressalto).
Como complemento ao conforto das suspensões Citroën Advanced Comfort, o novo C3 conta com os bancos Citroën Advanced Comfort, os quais foram redesenhados para o novo C3 com o objetivo de serem ainda mais envolventes e proporcionarem um melhor apoio lateral. Os bancos utilizam espumas adicionais de dupla densidade (+10 mm) para proporcionar uma sensação suave e acolhedora desde o primeiro contacto e um bom apoio independentemente da distância percorrida.
C-Zen Lounge
O habitáculo do novo Citroën C3 foi projetado para oferecer mais espaço para as pernas, cabeça e conforto. A altura do banco foi aumentada para proporcionar uma posição de condução mais elevada.
A secção dianteira do habitáculo foi projetada para ser simples e não de estranhar que o painel de bordo tenha um tratamento minimalista e uma orientação horizontal para reforçar a sensação de largura.
O painel de instrumentos encontra-se dividido em dois níveis distintos, com os elementos técnicos na parte superior e uma secção confortável envolta em tecido, denominada "Sofa Design" por se inspirar na suavidade e no toque dos sofás, na sua parte inferior.
O novo C3 é disponibilizado em dois níveis de informação e comunicação que visam facilitar o acesso rápidos às funções inteligentes e úteis de que os clientes necessitam para se deslocarem facilmente e viverem a sua vida conectada com facilidade:2 e Smartphone Station e Navegação 3D com ecrã de 10", que são de série nas versões "You" e "Max" respetivamente.
You e Max
O novo C3 vai ser comercializado em dois níveis de equipamento. A versão de entrada é o "You", cuja dotação de série integra faróis LED, suspensão Citroën Advanced Comfort®, Active Safety Brake (sistema de travagem de emergência), o novo Citroën Head Up Display, Smartphone Station para infotainment, espelhos elétricos, iluminação automática, ajuda ao estacionamento traseiro, spoiler traseiro, regulador da velocidade de cruzeiro, ar condicionado manual e seis airbags. O preço começa nos 14 990 euros.
Mais completo é o nível de equipamento "Max" que acrescenta a pintura da carroçaria em dois tons, com um tejadilho contrastante, barras de tejadilho decorativas, placas de proteção dianteiras e traseiras, jantes de liga leve de 17 polegadas, com acabamento diamantado, luzes traseiras LED e vidros traseiros escurecidos.
No interior do C3 "Max", os ocupantes poderão usufruir de um ecrã tátil a cores de 10,25 polegadas que dá acesso a um sistema de infotainment de última geração e navegação 3D, bancos Citroën Advanced Comfort® em tecido TEP/Cinza Metropolitano, uma segunda fila de bancos rebatíveis 60/40.
A dotação de série inclui ainda ar condicionado automático, carregamento wireless, câmara de marcha-atrás, espelho retrovisor electrocrómico e vidros traseiros elétricos, espelhos retrovisores exteriores rebatíveis e aquecidos eletricamente, limpa para-brisas automático e faróis médios e máximos de comutação automática. Esta versão mais equipada tem um preço de venda ao público a partir de 19 200 euros.