Citroën C3 Aircross: eis a data e preços para Portugal

Compacto, atraente, com até sete lugares, mais uma ampla escolha em termos de motorizações, o novo Citroën C3 Aircross já tem preços e data de chegada para o mercado nacional. No primeiro caso, a começar abaixo dos 20 mil euros!

Proposta pouco menos do que fundamental na agora totalmente renovada oferta da Citroën, a nova geração C3 Aircross prepara-se para chegar também ao mercado português, com argumentos e expectativas exponenciadas.

Depois de, na última geração que esteve em comercialização até 2024, ter “esgotado” nos concessionários, devido ao fim da produção, apesar de continuar a ser um dos modelos mais procurados na marca do double chevron, a Citroën fixa, agora, com o novo C3 e C3 Aircross, objetivos ainda mais ambiciosos. No caso do pequeno SUV de até 7 lugares para o segmento B,  que não só aumente o seu peso nas vendas da gama C3 para além dos 30% conseguidos pelo antecessor, como garanta, igualmente, uma posição sólida entre os cinco modelos mais vendidos do segmento, revelou à TURBO fonte da marca francesa, durante o último evento de apresentação do modelo, realizado em Espanha.

A justificar tais pretensões, não somente argumentos como a nova plataforma Smart Car que o C3 Aircross partilha, desde logo, com o novo C3 e à qual acresce uma carroçaria de linhas em tudo idênticas às deste último, ainda que com mais 23 cm no comprimento (4,39 m de comprimento x 1,79 m de largura x 1,66 m de altura ) e 20 cm na distância ao solo, como também e desde logo, uma configuração interior que, graças igualmente aos 2,67 m de distância entre eixos, pode chegar aos ditos sete lugares (a última fila é um opcional com um custo de 700€ + IVA). Uma novidade no segmento, a que se junta, ainda, uma bagageira cuja capacidade começa nuns muito respeitáveis 460 litros.

Ainda no interior que a marca francesa começou por estrear no C3 e a que deu o nome de C-Zen Lounge, promessas de versatilidade e funcionalidades acrescidas, entre outros motivos, devido a uma segunda fila composta por um banco corrido rebatível 40:60, cujo espaço disponível para pernas se mostra ainda mais convincente na versão de cinco lugares (tem mais 65 mm que no 7 lugares e mais 80 mm que a média do segmento). Resultado, igualmente, de uma largura que consegue oferecer mais 25 mm que a média do segmento e que a Citroën diz ser suficiente para acomodar até três ocupantes.

Nos lugares da frente, destaque para os renovados bancos Citroën Advanced Comfort, com a versão Plus a acrescentar um ecrã de infoentretenimento a cores de 10,25”, que na versão de topo Max inclui navegação, mais um suporte para carregamento wireless de smartphones. Tecnologias a que o C3 Aircross junta, já no domínio da condução, a travagem de emergência ativa, o alerta ativo de transposição involuntária  da faixa de rodagem, reconhecimento dos sinais de velocidade, detecção de ângulo morto e câmara de visão traseira, entre outras.

Por menos de 20 mil euros… a gasolina

Entretanto e numa altura em que já se encontra disponível para encomenda, em Portugal, o novo Citroën C3 Aircross é proposto com motorizações 100% elétrica, híbrida e com motor apenas e só a combustão. Este último, sinónimo de um três cilindros 1,2 litros Turbo a gasolina com 100 cv de potência, mais caixa manual de seis velocidades, com preços a partir de 19.290€.

Já a motorização híbrida de 48V, baseada no mesmo 1.2 Puretech de nova geração, mas a debitar 136 cv, e que surge combinado com uma transmissão automática de dupla embraiagem electrificada (e-DCT), integrando um motor elétrico de 15,6 kW (21 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio recarregável na desaceleração, está disponível a partir de 24 890€.

Finalmente, o 100% elétrico, que é também o primeiro SUV compacto totalmente elétrico com o emblema da Citroën, recorre a um motor de 83 kW (113 cv) e uma bateria de fosfato de ferro-lítio (mais barata, portanto), para anunciar não somente uma autonomia superior a 300 km (valor ainda a aguardar homologação), com possibilidade de carregamentos rápidos (100 kW), dos 20 aos 80% da capacidade, em apenas 26 minutos, como também preços a partir de 26 490€.

Embora não nesta fase inicial de comercialização, em que a chegada dos primeiros carros aos concessionários está prevista para março, a Citroën tem ainda previsto o lançamento de uma nova variante elétrica de autonomia aumentada, a prometer cerca de 400 km, lá mais para o terceiro e último quadrimestre de 2025.

Mais novidades a 6 de janeiro

Entretanto, se quiser saber mais sobre este novo Citroën que promete recolocar a marca francesa numa posição de destaque, também no mercado nacional, basta aguardar até ao próximo dia 6 de fevereiro, quando publicaremos as primeiras impressões de condução.