Citroën Berlingo. MPV renova-se com reafirmar do voto elétrico

A Citroën renovou o seu MPV compacto Berlingo que no mercado europeu está disponível apenas na versão elétrica como já sucedia nalguns países

A Citroën renovou o seu MPV compacto Berlingo que no mercado europeu está disponível apenas na versão elétrica como já sucedia nalguns países como Portugal. O novo ë-Berlingo recebeu uma atualização estética, novos bancos dianteiros, mais equipamento e a bateria de 50 kWh oferece uma autonomia de até 320 km. 

Nalguns mercados europeus, incluindo Portugal, o Citroën Berlingo era comercializado apenas na versão elétrica, designada como ë-Berlingo, situação que se vai manter quando for introduzida a nova atualização deste modelo em 2024.

O novo ë-Berlingo apresenta uma imagem mais moderna do que o seu antecessor e vem equipado com mais tecnologia para agradar mais aos compradores.

A carroçaria mantém a forma original, mas o pára-choques foi redesenhado, assim como a grelha e os grupos óticos com assinatura LED em três segmentos. 

O logotipo oval da marca do "double chevron" ocupa um lugar de destaque na secção frontal, enquanto as versões Advanced Comfort XTR Pack possuem uma placa inferior com efeito a imitar alumínio.

A Citroën adotou uma abordagem mais discreta para a traseira. embora as luzes LED verticais continuem a impressionar.As barras de tejadilho são opcionais, assim com as jantes de 16" ou 17".

Mais equipamento

As mudanças mais profundas surgem no habitáculo. Uma das inovações foi a introdução de novos bancos dianteiros Advanced Comfort que a Citroën reivindica terem um "espuma específica de elevada qualidade e apoio lateral" que "garantem um elevado nível de conforto.

Na segunda fila encontram-se três bancos individuais, ao que se pode juntar mais dois numa terceira fila na versão XL O portão traseiro continua a ter um óculo traseiro a partir do exterior, facilitando o acesso à bagageira, evitando abrir o pesado portão basculante.

O novo ë-Berlingo conta ainda com mais tecnologia, destacando-se o mais recente ecrã tátil de 10" My Citroën Play com ligações sem fios a Apple CarPlay e Android Auto. Existe ainda um painel de instrumentos digital de 10", um carregador por indução e nada menos do que 18 sistemas de assistência, incluindo Adaptive Cruise Control com Stop & Go.

Mais 20% de autonomia

O motor elétrico é o mesmo com 100 kW (136 cv) de potência, mas recebe energia oriunda de uma bateria LFP com os mesmos 50 kWh, mas que oferece mais 20% de autonomia, podendo esta chegar aos 320 km em ciclo WLTP.

O carregador de bordo de série tem 7,4 kW, mas está disponível em opção um trifásico de 11 kW. Para recuperar entre 0 a 80% do nível de carga da bateria num carregador rápido de 100 kW são necessários 30 minutos. Por outro lado, uma carga completa num carregador de 7,4 kW pode demorar até 7h30m ou até cinco horas num de 11 kW.

LEIA TAMBÉM
Citroën ë-Berlingo Multispace M Shine Pack XTR. Multiusos e em versão elétrica

Apesar de ser comercializado na Europa exclusivamente na versão elétrica, o Berlingo está disponível noutras paragens com motorizações diesel de 90 cv, 100 cv e 130 cv, bem como a gasolina com 110 cv e 130 cv.