Citroën Berlingo 2CV Furgonnette já está disponível para encomenda

O carroçador italiano Caselani transformou um moderno Citroën Berlingo num 2CV Fourgonette que já está disponível para encomenda.

O carroçador italiano Caselani transformou um moderno Citroën Berlingo num 2CV Fourgonette que já está disponível para encomenda. O estilo é claramente inspirado no icónico modelo da marca francesa, mas as restantes caraterísticas técnicas são do modelo atual, estando inclusivamente disponíveis as mais recentes tecnologias de assistência à condução.

A Citroën vai comercializar uma versão do Berlingo inspirada no 2CV Fourgonette transformada pelo carroçador italiano Caselani, que se encontra disponível para encomenda desde o dia 1 de outubro, nas versões de mercadorias e lazer, no comprimento M (4,40 metros), com todas as motorizações, incluindo a elétrica.

A transformação da Caselani inclui um kit de carroçaria de estilo vintage, fixado no exterior do Berlingo, que evoca o estilo do mítico 2CV Fourgonette, não faltando a frente generosa e arredondada, a imponente grelha em forma de um "M", ostentando orgulhosamente dois volumosos chevrons Citroën, os grandes faróis redondos, ou a chapa ondulada de metal nas laterais, a secção traseira e o tejadilho.

Imagem "vintage"

Assim, a secção dianteira do Berlingo foi completamente redesenhada para lhe conferir as caraterísticas visuais do antigo 2CV. Os escudetes, os guarda-lamas e os pára-choques foram substituídos por novas peças em fibra de vidro adaptadas à estrutura, sendo fixadas por clipes e parafusos. A montagem destes elementos é realizada nas instalações de Caselani no norte de Itália, na Lombardia.

Por sua vez, o capot curvo em V é mais estreito na parte inferior, enquanto ao centro se pode ver o logótipo estriado em relevo que se impõe sobre a quase totalidade da superfície.

A versão moderna do icónico comercial da Citroën é o Berlingo 2CV Furgonette, que resultou de uma transformação da empresa italiana Caselani

Os faróis redondos estão parcialmente deslocados do capot do motor, ao contrário dos faróis originais, que o estavam na totalidade. Uma interpretação mais moderna com elementos que são parte integrante do veículo como um todo. As estrias no topo dos guarda-lamas já existiam no 2CV e serviam para refrigerar o motor.

Facilmente reconhecível é a grelha reconhecível pela sua secção superior côncava (ou ascendente em forma de "M"). Trata-se de um elemento atrativo e icónico do 2CV. Os grandes chevrons cromados, assinatura da marca, estão em destaque, colocados bem ao centro da grelha, com o objetivo de os fazer sobressair.

Fibra de vidro imita chapa ondulada

O pára-choques é visualmente mais baixo do que o do Berlingo. Enquanto o pára-choques do 2CV era cromado, aqui surge pintado de branco para contrastar com a cor da carroçaria, enfatizando, assim, este elemento protetor, ao mesmo tempo que lhe confere uma certa modernidade.

As laterais e as portas traseiras, bem como o tejadilho, estão cobertos com uma segunda "pele" que cobre a carroçaria do Berlingo. Estes elementos em fibra de vidro, que imitam a chapa ondulada do 2CV e eram um detalhe distintivo da fourgonnette, são hoje puramente decorativos. 

LEIA TAMBÉM
Citroën ë-Berlingo Multispace M Shine Pack XTR. Multiusos e em versão elétrica

Na altura tinham uma função real, assegurando a rigidez da estrutura. Estes elementos estriados e o tejadilho elevado e redesenhado são uma escolha estética para delimitar o compartimento de passageiros da área de carga do veículo, uma característica já visível na antiga fourgonnette.

Na traseira existe uma pequena janela vertical, arredondada na parte superior e inferior, em cada uma das portas traseiras do Berlingo, fiel à forma das existentes no 2CV. Para um aspeto mais moderno, a espessa borracha vedante à volta das janelas foi eliminada.

Quanto às luzes de travagem e de marcha atrás, as suas formas totalmente arredondadas são realçadas pelas suas grandes dimensões e pela moldura vermelha que as envolve, tornando-as mais visíveis e dando-lhes uma perceção mais contemporânea.

Base atual

Disponível na versão M, o Berlingo 2CV Furgonette permite transportar no seu habitáculo três pessoas na versão de mercadorias e cinco na de lazer. O furgão tem uma capacidade de carga de até uma tonelada e o compartimento de carga oferece um volume útil de 4,4 m3. A cabina Extenso permite a disponibilização de um comprimento útil máximo de 3,09 metros, com o rebatimento do banco do passageiro.

À semelhança do Berlingo original, a nova versão com imagem retro também disponibiliza até 18 tecnologias de assistência à condução e quatro tecnologias de conectividade, destacando-se o head-up display a cores, acesso e arranque mãos-livres, indicador de sobrecarga e visibilidade traseira circundante, bem como funções como Active Safety Brake, controlo de estabilidade do reboque, Grip Control com Hill Assist Descent e o sistema de monitorização do ângulo morto.

No capítulo mecânico são propostas três motorizações: 1.5 BlueHDi, 1.2 PureTech e uma elétrica com autonomia de até 275 quilómetros.