A frente é igual à traseira, as portas são as duas iguais (não têm direita e esquerda) e só está disponível nesta cor - eis o Citroën Ami. Mas para quem se quer movimentar na cidade, o que interessa isso?..
Inspira-se no concept Ami One que a marca desvendou no Salão de Genebra do ano passado.
Mede apenas 2,41 m de comprimento, tem dois espartanos bancos de materiais baratos e um minúsculo ecrã de instrumentos. E depois?..
É graças a toda esta simplicidade que o Citroën Ami da era moderna vai custar apenas 6900€. Também pode ser alugado em curta duração a 0,26€ por minuto (15€ à hora) ou em longa duração, por 19,99€ por mês, neste caso com um depósito inicial a rondar os 2650€. Isto é que interessa!
Na realidade, não é bem um carro. É antes um novo conceito de mobilidade. É um quadriciclo, ou seja, um daqueles veículos que podem ser conduzidos sem carta de condução.
Um pequeno motor elétrico permite-lhe rodar até aos 45 km/h, alimentado por uma bateria de iões de lítio com 5,5 kWh colocada no piso e totalmente recarregável em três horas numa tomada doméstica. A autonomia não vai além dos 70 km, mas o objetivo é mesmo a utilização urbana e… a redução de custos.
A Citroën também simplifica o processo de compra: tudo feito pela internet, com a entrega a ser feita em casa do cliente.
Nascido para ser utilizado exclusivamente em ambiente urbano, (não tem acesso às auto-estradas), o pequeno Citroën Ami tem um diâmetro de viragem de apenas 7,2 m para facilitar as manobras. A largura, de apenas 1,39m, também ajuda.
O habitáculo é simples, mas não deixa de ter aquecimento. A superfície transparente é imensa, com um tejadilho panorâmico de série. Tal como no lendário 2 CV, os vidros laterais abrem dobrando-se para cima.
A cor exterior é única, mas é possível personalizá-lo por intermédio de pacotes de acessórios, estes sim, disponíveis em quatro cores: cinzento, azul, laranja e caqui.
Atrás dos dois bancos há espaços para arrumar objetos maiores, enquanto os mais pequenos podem ser guardados em compartimentos existentes na zona do tablier.
À direita do volante há um local de acoplamento do telemóvel, o qual se transforma no verdadeiro ecrã central, para navegação e áudio.